Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5827
Compartilhar:
Type: Artigo de Periódico
Issue Date: 1999
Authors: PINHEIRO, Marta Helena Tavares
LIMA, Waterloo Napoleão de
Title: Estudo da utilização do extrato aquoso de barbatimão (Stryphnodendron barbatimão, M.) no ensino de química
Citation: PINHEIRO, Marta Helena Tavares; LIMA, Waterloo Napoleão de. Estudo da utilização do extrato aquoso de barbatimão (Stryphnodendron barbatimão, M.) no ensino de química. Eclética Química, São Paulo, v. 24, p. 9-16, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46701999000100001&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 jun. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-46701999000100001>.
Resumo: No presente trabalho, foi investigado o comportamento do extrato aquoso da casca de barbatimão (Stryphnodendron barbatimão, M.), como indicador em titulação ácido-base. No controle do pH, foram utilizadas soluções-tampão de Clark e Lubs preparadas de acordo com Ohlweiler9. Os espectros de absorção molecular na região do visível foram obtidos para a determinação do comprimento de onda dos máximos de absorção. Efetuaram-se vários tipos de titulações envolvendo ácidos e bases de diferentes forças. Os pontos de equivalência foram determinados com o indicador natural, e tiveram concordância com os obtidos pelo método potenciométrico. Os resultados indicam que o extrato aquoso da casca de barbatimão apresenta potenciabilidade didática aos conceitos básicos de equilíbrio químico para estudantes de 2º grau e para cursos de Química Geral. Verificou-se, ainda , a aplicabilidade do extrato na avaliação do cumprimento da lei de Lambert-Beer, bem como o uso de espectros de absorção molecular para cursos de Química Analítica Instrumental.
Abstract: In the present work, the pH dependent colour change of the crude vegetal extracts is suggested in teaching chemical or acid-base equilibria, visual indicators and some aspects of spectrophotometric concepts its applications. The extraction methodology proposed is inexpensive and easy to perform in secondary schools and in general chemistry or instrumental undergraduate courses.
Keywords: Barbatimão
Stryphnodendron barbatimão
Espectro de absorção
Equilíbrio ácido-base
Espectrofotometria
ISSN: 0100-4670
Appears in Collections:Artigos Científicos - ICEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_EstudoUtilizacaoExtrato.pdf362.19 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons