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dc.creatorFONSECA, Joyce Danielle Lima-
dc.date.accessioned2014-11-12T11:43:42Z-
dc.date.available2014-11-12T11:43:42Z-
dc.date.issued2014-05-14-
dc.identifier.citationFONSECA, Joyce Danielle Lima. Práticas do UNICEF e governamentalidade de crianças de 0 a 6 anos: uma abordagem histórica da educação infantil brasileira de 1996 a 2012. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6029-
dc.description.abstractThis research aimed to historicize childhood and policies for early childhood education as from an analysis of the practices of UNICEF, and other sectors of society, that made efforts to conduct an objectification of infancy and early childhood education. This research is justified by the need to denaturalize practices objectification of childhood and early childhood education and intervention free of multilateral organizations in Brazilian educational scene, suspecting about argument of neutrality that pervades some practices directed at children. Looking for to draw a map to demarcate the government art of children, governmentality, and its effects in the formulation of policies for the Brazilian education in the period after LDB. For this analysis we used the theoretical and methodological framework grounded in historical genealogy of Michel Foucault. Was made a literature search that used the authors as Foucault (1970/79), Veyne (1998), Aries (1979), Kramer (1995/2006), Rosemberg (2002/2003), as well as the Brazilian federal government documents. It was concluded that early childhood education has emerged as one of the elements that encompass the practices of governmentality UNICEF.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectGovernamentalidadept_BR
dc.subjectUNICEFpt_BR
dc.subjectBrasil - Paíspt_BR
dc.titlePráticas do UNICEF e governamentalidade de crianças de 0 a 6 anos: uma abordagem histórica da educação infantil brasileira de 1996 a 2012pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL-
dc.contributor.advisor1LEMOS, Flávia Cristina Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8132595498104759-
dc.contributor.advisor-co1GALINDO, Dolores-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7003394261918560-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo historicizar a infância e políticas para educação infantil a partir de uma análise das práticas do UNICEF, e de outras instâncias da sociedade, que se empenharam em realizar uma objetivação da infância e educação infantil. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de se desnaturalizar práticas de objetivação da infância e educação infantil e da livre intervenção de organismos multilaterais no cenário educacional brasileiro, desconfiando do argumento da dita neutralidade que permeia algumas práticas direcionadas a infância. Procurou-se traçar um mapa que demarque a arte de governar crianças, governamentalidade, e seus efeitos nos processos de formulação de políticas para a educação brasileira no período pós LDB. Para tal análise foi utilizado o referencial teórico-metodológico pautado na genealogia histórica de Michel Foucault. Foi feita uma pesquisa da literatura que utilizou autores como Foucault (1970/79), Veyne (1998), Ariès (1981), Kramer (1995/2006), Rosemberg (2002/2003), além de documentos do governo federal brasileiro. Concluiu-se que a educação infantil emergiu como mais um dos elementos que englobam as práticas de governamentalidade do UNICEF.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
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