Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6152
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jun-2013
metadata.dc.creator: FREIRE, Viviam Rafaela Barbosa Pinheiro
SILVA, Simone Souza da Costa
PONTES, Fernando Augusto Ramos
BORGES, Júlia de Almeida Roffé
MOURA, Maria Lucia Seidl de
Title: Atividades acadêmicas na rotina de crianças ribeirinhas participantes do Programa Bolsa Família
Other Titles: Academic activities in the routine of riverine children who participate in the Bolsa Família Program
Citation: FREIRE, Viviam Rafaela Barbosa Pinheiro et al. Atividades acadêmicas na rotina de crianças ribeirinhas participantes do Programa Bolsa Família. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 29, n. 2, p. 159-166, abr./jun. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v29n2/05.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722013000200005>.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo objetiva descrever a rotina referente à vida acadêmica de crianças atendidas pelo Programa Bolsa Família em uma comunidade ribeirinha amazônica. Participaram do estudo 30 crianças: 16 meninas e 14 meninos. Foram utilizados os Inventários Sociodemográfico e o de Rotina. Os principais resultados indicaram que a atividade de ir para a escola ocupa 16% de um dia de semana, o dever de casa atinge 3% e não há leituras fora do ambiente escolar. No fim de semana, as crianças não realizam dever de casa ou leituras. A participação parental na rotina dos filhos e filhas é restrita. Ações de envolvimento e capacitação das famílias ribeirinhas são necessárias para que estas participem e estruturem atividades acadêmicas nas rotinas das crianças.
Abstract: This article aims to describe the routine related to academic life of children who participate in the Bolsa Família Program in an Amazon riverside community. A Sociodemographic and a Routine Inventory were administered to 30 children: 16 girls and 14 boys. The main results indicate attending school occupies 16% of their weekday, homework 3% and no reading activities take place outside the school. In the weekend, children do not make homework or develop reading activities. Parental participation in the routine of their sons and daughters is restricted. Actions to stimulate involvement and qualification of those riverside community families are necessary so they can participate and organize academic activities in the routine of their children.
Keywords: Desenvolvimento humano
Crianças
Ribeirinhos
Vida ribeirinha
Família
Programa Bolsa Família (Brasil)
Ilha do Combu - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
ISSN: 0102-3772
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - NTPC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_AtividadesAcademicasRotina.pdf303,7 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons