Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6243
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 26-Aug-2014
Authors: RODRIGUES, Samara Morais
First Advisor: PONTES, Reinaldo Nobre
Title: Entrevista em serviço social: uma rediscussão crítica do instrumento técnico-operativo
Citation: RODRIGUES, Samara Morais. Entrevista em serviço social: uma rediscussão crítica do instrumento técnico-operativo. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.
Resumo: A entrevista compreendida como instrumento mediador no processo do conhecimento, possibilita que o assistente social se aproxime da realidade de sua demanda, superando a aparência dos fenômenos e adquirindo maiores possibilidades interventivas diante das expressões da questão social. Partindo dessa compreensão, esta dissertação apresenta como objetivo analisar, criticamente, como tem se dado a prática profissional contemporânea do Serviço Social, no que diz respeito ao uso do instrumento entrevista. Neste intuito foram identificadas as diferentes concepções teórico-metodológicas sobre entrevista nas ciências sociais e o debate em torno da relação teoria-prática em Serviço Social, assim como, foi analisada a compreensão e a forma de utilização da entrevista por assistentes sociais na prática profissional. Orientada pelo método crítico dialético, a argumentação partiu de análises de materiais de aporte teórico e de uma pesquisa de campo realizada mediante entrevistas com duas assistentes sociais atuantes na área da assistência social e de duas da Saúde. Como resultado identificou que a carência de maiores problematizações acerca do instrumento tem rebatimentos no contexto institucional, de modo que, a maioria das entrevistadas apresentou dificuldade de associar o instrumento a referenciais teóricos e, não o percebeu como instrumento de mediação, sugerindo que a dicotomia teoria-prática é uma realidade bastante presente na prática profissional do Assistente Social.
Abstract: The interview instrument understood as a mediator in the process of knowledge, enables the social worker approaches the reality of their demand, transcending the appearance of phenomenon and getting larger interventional possibilities on the expressions of the social question. Based on this understanding, this dissertation analyze, critically, as has been given to contemporary professional practice of social work, specifically the use of the instrument interview. for this purpose the different theoretical and methodological conceptions about the interview were identified in the social sciences and the debate on the relationship between theory and practice in social work, as well as, was analyzed the understanding about how to use the interview by social workers in professional practice. Guided by dialectical critical method, the argument came from analyzes of theoretical support materials and of a field research with interviews with two social workers active in the social assistance and two in theHealth. As a result identified that the lack of larger problematizations about the instrument has repercussions in the institutional context, the majority of the interviewees had difficulty associating the instrument with theoretical references and, not identified the interview as an instrument of mediation, suggesting that the dichotomy between theory and practice is very present in professional practice of social worker.
Keywords: Entrevistas em serviço social
Assistentes sociais
Mediação
Assistência social
Assistência à saúde
Serviço social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Appears in Collections:Dissertações em Serviço Social (Mestrado) - PPGSS/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_EntrevistaServicoSocial.pdf937,05 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons