Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6654
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: 2011
metadata.dc.creator: MACEDO, Tatiana do Socorro Chaves Lima de
PAGANO, Adriana Silvina
Title: Análise de citações em textos acadêmicos escritos
Other Titles: An analysis of citations in written academic texts
Citation: MACEDO, Tatiana S. de; PAGANO, Adriana Silvina. Análise de citações em textos acadêmicos escritos. DELTA, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 257-288, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/delta/v27n2/a04v27n2.pdf>. Acesso em: 06 maio 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502011000200004>.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta um estudo de citações em escrita acadêmica na perspectiva da análise de citações e dos estudos de gêneros do discurso (Moravcsik & Murugesan, 1975; Swales, 1986, 1990, 2004; Bhatia, 2004). O estudo enfoca o uso de citações por membros expertos e membros novatos da comunidade acadêmica de Linguística e consistiu na análise e comparação de nove artigos acadêmicos e treze trabalhos finais de disciplina. Os resultados mostram que as escolhas linguísticas que orientam a escrita das citações são em grande parte compartilhadas pelos membros expertos (autores dos artigos acadêmicos) e pelos novatos (alunos de curso de pós-graduação, autores dos trabalhos finais de disciplina), haja vista que ambos fazem uso de citações confirmativas, em detrimento de negativas. Todavia, membros expertos, ao contrário dos novatos, utilizam a própria voz para confrontar outros autores. As implicações deste estudo reiteram a necessidade de os Cursos de Letras terem uma abordagem de ensino e aprendizagem de escrita acadêmica baseada em gêneros do discurso visando desenvolver a consciência retórica dos alunos em relação à escrita acadêmica e, consequentemente, ao uso de citações em textos escritos, de maneira a empoderar os alunos a construir um posicionamento autoral em sua comunidade discursiva.
Abstract: This article reports on a study of citations in academic writing from the perspective of citation analysis and genre analysis (Moravcsik & Murugesan, 1975; Swales, 1986, 1990, 2004; Bhatia, 2004). The study focuses on the use of citations by expert and novice members of the Linguistics community and presents a comparative analysis of nine research articles and thirteen student term papers in that area. The results show that the linguistic choices that guide the writing of citations are largely shared by the expert members (authors of the research articles) and the novice ones (graduate students authoring the papers) in that both tend to choose confirmative over negative citations. Unlike novices, however, expert members tend to use their own voices to confront other authors. The implications of this study reinforce the need for Language Teaching Education Programs to offer a genre-based approach to discourse aimed at developing students' rhetorical consciousness about academic writing, and consequently about the use of citations in written texts, thereby enabling novices to build up an authorial positioning within their discourse community.
Keywords: Escrita acadêmica
Análise de citações
Análise do discurso
Competência comunicativa
Gêneros do discurso
ISSN: 0102-4450
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_AnaliseCitacoesTextos.pdf728,51 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons