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dc.creatorPANTOJA, Laura Cristina Monte Palma-
dc.date.accessioned2015-06-09T16:20:08Z-
dc.date.available2015-06-09T16:20:08Z-
dc.date.issued2014-10-29-
dc.identifier.citationPANTOJA, Laura Cristina Monte Palma. Mercado de São Brás e seu entorno: tramas e sentidos de um lugar. Orientadora: Celma de Nazaré Chaves de Souza Pont Vidal. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6756. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6756-
dc.description.abstractThis dissertation aims to examine the constitution of the urban history of the built environment of Sao Bras Market in Belem do Para, in the period from 1950 to 1970, an eclectic construction dating from the end of the rubber boom in the Amazon and the management of the Superintendent Antonio Lemos. The market is a monument which belongs to the patrimonial collection of the State and is active nowadays. From the notion of the urban fabric, we established relationships between the architectural and historical facts in order to investigate how they have progressed over time, resulting in a space where architecture contributes to the development of social and business relationships. Assuming that geographical proximity and economic importance of two urban facilities, the Sao Bras Market and the Belem-Bragança Iron Station, have generated a dynamic that attracted other architectures, we investigated the influence of public policies of modernization and progress, which is reflected in the appearance of the built environment and typological relations with the market. Using the methodology of case study and the combinations of interpretive / qualitative history strategies, this paper attempts to present that the intrinsic features of the buildings fulfilled their role and that events in their spaces produced perceptual phenomena in existential place. The public market and its surroundings condense social practices that associated to these phenomena ensure their continuity in the city, given the context of contemporary society.en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectArquitetura modernapt_BR
dc.subjectMercado públicopt_BR
dc.subjectMercado de São Bráspt_BR
dc.subjectMonumentos históricospt_BR
dc.subjectPráticas sociaispt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.subjectModern architectureen
dc.subjectPublic marketen
dc.subjectSão Brás Marketen
dc.subjectHistorical monumentsen
dc.subjectSocial practicesen
dc.subjectBrazilian Amazonen
dc.titleMercado de São Brás e seu entorno: tramas e sentidos de um lugarpt_BR
dc.title.alternativeSão Brás Market and its surroundings: plots and meanings of a placeen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologia-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO::HISTORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO-
dc.contributor.advisor1PONT VIDAL, Celma de Nazaré Chaves de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0782346426511704-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368140232886235-
dc.description.resumoEsta dissertação pretende analisar a constituição da história urbana do entorno edificado do Mercado de São Brás, em Belém do Pará, no período de 1950 a 1970, uma construção eclética que remonta ao final do ciclo da borracha na Amazônia e da gestão do Intendente Antonio Lemos. O mercado é um monumento pertencente ao acervo patrimonial do Estado e se encontra em atividade, nos dias atuais. A partir da noção de trama urbana, buscou-se estabelecer relações entre os fatos históricos e arquitetônicos, no sentido de investigar como se processaram ao longo do tempo, resultando num espaço onde a arquitetura contribui para o desenvolvimento das relações sociais e comerciais. Partindo da hipótese de que a proximidade geográfica e a importância econômica de dois equipamentos urbanos, o Mercado de São Brás e a Estação de Ferro Belém-Bragança gerou uma dinâmica que atraiu outras arquiteturas, foi investigada a influência das políticas públicas de modernização e progresso, com reflexos para o surgimento do entorno edificado e relações tipológicas com o mercado. Utilizando a metodologia de estudo de caso com estratégias combinadas entre história interpretativo-qualitativa, o trabalho busca mostrar que as funções intrínsecas às construções cumpriram seu papel e que eventos realizados em seus espaços produziram fenômenos perceptivos no lugar existencial. O mercado público e seu entorno condensam práticas sociais que aliadas a estes fenômenos asseguram sua permanência na cidade, face ao contexto da sociedade contemporânea.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Appears in Collections:Dissertações em Arquitetura e Urbanismo (Mestrado) - PPGAU/ITEC

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