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dc.creatorARAÚJO, Sônia Maria da Silva-
dc.date.accessioned2015-10-14T13:00:26Z-
dc.date.available2015-10-14T13:00:26Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.citationARAÚJO, Sônia Maria da Silva. Uma fotografia, múltiplas imagens: a educação rural no norte do Brasil. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 17, n. 4, p. 1009-1022, dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702010000400010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 set. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702010000400010>.pt_BR
dc.identifier.issn0104-5970-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6952-
dc.description.abstractThe article addresses the processes by which schools have been established and institutionalized on extensive-grazing ranches in rural Soure, Marajó Island, Brazil. Emergence of these schools has been tied to large landholdings and to the political relations between ranchers, vaqueiros, and government. Theoretical reflections, social data, and events are placed side-by-side with photographs that depict the fragile state of public education available to children living in the rural areas of far northern Brazil.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectFazenda Santa Cruz da Tapera - PApt_BR
dc.subjectIlha de Marajó - PApt_BR
dc.subjectSoure - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleUma fotografia, múltiplas imagens: a educação rural no norte do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeOne photograph, myriad images: rural education in Northern Brazilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoAborda os processos de constituição e institucionalização de escolas nas fazendas de criação extensiva localizadas na ilha de Marajó, interior de Soure, Brasil, e demonstra que eles ocorreram associados à grande propriedade e a relações políticas estabelecidas entre fazendeiros, vaqueiros e poder público. Reflexões teóricas, dados sociais e acontecimentos somam-se a imagens fotográficas que revelam a fragilidade da educação pública oferecida às crianças das zonas rurais do extremo norte do país.pt_BR
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