Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7065
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Apr-2015
metadata.dc.creator: AFONSO, Tatiana
SILVA, Simone Souza da Costa
PONTES, Fernando Augusto Ramos
KOLLER, Silvia Helena
Title: O uso do diário de campo na inserção ecológica em uma família de uma comunidade ribeirinha amazônica
Other Titles: Uso del diario de campo en la integración ecológica en una familia de una comunidad ribereña del amazonas
Using the field diary in ecological integration of a family from the amazon's riverine community
Citation: AFONSO, Tatiana et al. O uso do diário de campo na inserção ecológica em uma família de uma comunidade ribeirinha amazônica. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 131-141, abr. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v27n1/1807-0310-psoc-27-01-00131.pdf>. Acesso em: 29 jan. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/1807-03102015v27n1p131>.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo visa demonstrar a utilização do diário de campo em pesquisas realizadas em contexto natural sob a perspectiva do modelo bioecológico de Bronfenbrenner. Para efeito de ilustração, são apresentados dados que fizeram parte da pesquisa de mestrado da primeira autora sobre as percepções de uma família com uma criança com deficiência intelectual no contexto ribeirinho amazônico. Após a coleta das informações, os dados foram organizados com base nos conceitos propostos por Bronfenbrenner. O diário de campo permitiu o aprofundamento das análises em que foram contemplados tanto os aspectos contextuais (cultura ribeirinha amazônica), como os pessoais (características biossociopsicológicas da criança/pais) e os processuais (relações, papéis familiares e atividades compartilhadas). Os dados são discutidos considerando a contribuição do diário de campo nas pesquisas que investigam famílias em seu contexto.
Abstract: The present study aims to demonstrate the use of daily field research in the natural context from the perspective of Bronfenbrenner's bioecological model. For purposes of illustration are presented data that were part of the masters research of the first author that investigated the perceptions of a family with a child with intellectual disabilities in the Amazon's river context. After data collection, data were organized based on the concepts proposed by Bronfenbrenner. The field diary allowed the deepening of analyses that were included both contextual factors (Amazon's river culture) and personal (characteristics of the child and parents) and procedural (relationships, family roles and shared activities). The data are discussed considering the contribution of the field diary in research that investigating families in context.
metadata.dc.description.resumen: Este estudio tiene como objetivo demostrar el uso de un diario de campo en la investigación en el contexto natural desde la perspectiva del modelo bioecológico de Bronfenbrenner. Para ilustración, son presentados datos que fueron parte de la tesis de maestría del primer autor sobre las percepciones de una familia con un niño con discapacidad intelectual en el contexto ribereño. Después de recoger la información, se organizaron los datos en base a los conceptos propuestos por Bronfenbrenner. El diario de campo permitió a la profundización de las análisis que se incluyeron tanto factores contextuales (la cultura ribereña del Amazonas), como personales (de los niños/padres) y de procedimiento (las relaciones, funciones familiares y las actividades compartidas). Los datos se discuten considerando la contribución del diario de campo en la investigación de las familias en contexto.
Keywords: Modelo bioecológico
Pesquisa
Diário de campo
Família (Sociologia)
Ribeirinhos
Amazônia brasileira
ISSN: 1807-0310
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - NTPC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_UsoDiarioCampo.pdf306,36 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons