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dc.creatorNUNES, Tatiene Germano Reis-
dc.creatorPONTES, Fernando Augusto Ramos-
dc.creatorSILVA, Lúcia Isabel da Conceição-
dc.creatorDELL’AGLIO, Débora Dalbosco-
dc.date.accessioned2016-02-02T15:43:21Z-
dc.date.available2016-02-02T15:43:21Z-
dc.date.issued2014-08-
dc.identifier.citationNUNES, Tatiene Germano Reis et al. Fatores de risco e proteção na escola: reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 18, n. 2, p. 203-210, ago. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v18n2/1413-8557-pee-18-02-0203.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182732>.pt_BR
dc.identifier.issn2175-3539-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7076-
dc.description.abstractIn this study we investigate the relations existing amid school failure, perceptions concerning the school and expectations of future among young people, from data of a sample of 610 young people with ages between 14 and 24 years (m=16,56; dp=2,37), of both sexes, students from public schools of Belém city in Pará state. A questionnaire with 77 multiple choice questions was used. The results revealed that almost half of students already presented school failure, although they present good perception concerning the school. Correlations between school disapproval and low expectations of academic future and between good perceptions concerning the school and best academic expectations were observed. The expectation of having access to the university appeared more associated to female sex. The results may contribute to the understanding of the importance of the school in promoting protective factors in the learners development.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFatores de riscopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleFatores de risco e proteção na escola: reprovação e expectativas de futuro de jovens paraensespt_BR
dc.title.alternativeRisk and protective factors in school: failure and future expectations of young in Parápt_BR
dc.title.alternativeLos Factores de riesgo y de protección en la escuela: reprobación y expectativas de futuro de jóvenes paraensespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste estudo investigou as relações entre reprovação escolar, percepções quanto à escola e expectativas de futuro entre jovens, a partir de dados de uma amostra de 610 jovens com idades entre 14 a 24 anos (m=16,56; dp=2,37), de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas da cidade de Belém do Pará. Foi utilizado um questionário com 77 questões de múltipla escolha. Os resultados revelaram que quase 50% dos alunos já sofreram reprovação escolar, embora apresentem boa percepção quanto à escola. Foram observadas correlações entre reprovação escolar e baixas expectativas de futuro acadêmico e entre boas percepções quanto à escola e melhores perspectivas acadêmicas. A expectativa de entrar na universidade apareceu mais associada ao sexo feminino. Os resultados poderão contribuir para o entendimento da importância da instituição escolar na promoção de fatores de proteção no desenvolvimento.pt_BR
dc.description.resumenEste estudio investigó las relaciones entre reprobación escolar, percepciones en cuanto a la escuela y expectativas de futuro entre jóvenes a partir de datos de uma muestra de 610 jóvenes con edades entre 14 y 24 años (promedio =16,56; sd=2,37), de ambos sexos, estudiantes de escuelas públicas de la ciudad de Belém do Pará. Se utilizó cuestionario con 77 preguntas de opción múltiple. Los resultados revelaron que casi la mitad de los alumnos ya han experimentado reprobación escolar, a pesar de que apresentan buena percepción de la escuela. Se observaron correlaciones entre reprobación escolar y bajas expectativas de futuro académico y entre buenas percepciones de la escuela y mejores perspectivas académicas. La expectativa de ingresar a la universidad está asociada más al sexo femenino. Los resultados pueden contribuir para el entendimiento de la importancia de la institución escolar en la promoción de factores de protección en el desarrollo.pt_BR
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