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Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : jun-2015
Autor(es): SOUZA, Maurício Rodrigues de
Título : Psicologia social e etnografia: histórico e possibilidades de contato
Otros títulos : Social psychology and ethnography: history and opportunities for contact
Psicología social y etnografía: historia y posibilidades de contacto
Citación : SOUZA, Maurício Rodrigues de. Psicologia social e etnografia: histórico e possibilidades de contato. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 35, n. 2, p. 389-405, jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v35n2/1982-3703-pcp-35-2-0389.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/1982-370301742013>.
Resumen: A etnografia pode ser definida como um método de pesquisa qualitativa que visa a descrição e o entendimento integrativo de fenômenos socioculturais presentes em grupos ou comunidades particulares de acordo com os próprios termos e atitudes daqueles que os vivenciam cotidianamente. Ao se voltar especificamente para esta dimensão ao mesmo tempo metodológica e ética da etnografia, o presente artigo adota como objetivo principal a realização de uma reconstituição histórica direcionada à reapropriação desta modalidade de estudos de campo por parte da Psicologia Social norte-americana e brasileira. Para tanto, focaliza um momento e uma instituição específicos: a primeira metade do século XX e a Escola Sociológica de Chicago, a qual aparece pensada aqui a partir de aspectos da vida e da obra de três dos seus principais representantes: Robert Park, George Mead e Donald Pierson. De maneira conclusiva, o artigo debate algumas das especificidades da prática etnográfica e, unindo passado e presente, defende a pertinência da sua utilização na contemporaneidade da pesquisa psicossociológica.
Resumen : Ethnography can be defined as a method of qualitative research that aims to gain an integrative description and understanding of sociocultural phenomena presented in particular groups or communities, according to the terms and attitudes of the group's members. Specifically following this simultaneously technical and ethical dimension of ethnography, this article mainly intends to promote a historical reconstitution of the reappropriation of this modality of field studies by both American and Brazilian social psychologists. Therefore, it focuses on a specific time and institution: the first half of the twentieth century and the Chicago School of Sociology, which is considered here through aspects of the lives and works of three of its principal contributors: Robert Park, George Mead, and Donald Pierson. In conclusion, the article debates some of the specificities of ethnographic practice, and bringing together past and present, defends the relevance of its use in present psychosociological research.
Resumen: La etnografía puede ser definida como un método de pesquisa cualitativa que visa la descripción y la comprensión integrada de fenómenos socioculturales, presentes en grupos o comunidades particulares, de acuerdo con los propios términos y actitudes que las personas experimentan cotidianamente. Concentrándose específicamente en esta dimensión metodológica y ética de la etnografía, el presente artículo adopta como objetivo principal la realización de una reconstrucción histórica direccionada a la reapropiación de esta modalidad de estudio de campo por parte de la Psicología Social norteamericana y brasileña. Para eso, focaliza un momento y una institución específicos: la primera mitad del siglo XX y la Escuela Sociológica de Chicago, la cual es tomada aquí a partir de aspectos de la vida y obra de tres de sus principales representantes: Robert Park, George Mead y Donald Pierson. De manera conclusiva, el artículo debate algunas de las especificidades de la practica etnográfica y, uniendo pasado y presente, defiende la pertinencia de su utilización en la contemporaneidad de la pesquisa psicosociológica.
Palabras clave : Pesquisa qualitativa
Etnografia
Etnologia
Psicologia social
ISSN : 1982-3703
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - FAPSI/IFCH

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