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dc.creatorMOREIRA, Sandra Bernadete da Silva-
dc.date.accessioned2016-02-15T12:51:10Z-
dc.date.available2016-02-15T12:51:10Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationMOREIRA, Sandra Bernadete da Silva. Descrição de algumas variáveis em um procedimento de supervisão de terapia analítica do comportamento. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 157-170, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n1/16807.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100016>.pt_BR
dc.identifier.issn1678-7153-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7093-
dc.description.abstractIn this work an analysis of a free, ongoing verbal interaction between therapy supervisor and a beginning therapist was carried out aiming to identify variables involved in the supervision procedure adopted. The participant's verbal behavior was divided into functional classes of responses, named "verbalizations categories", from which all vocal responses could be classified. The results showed a regularity in the supervisor verbal behavior, while the therapist's and client's behavior showed changes along supervision meetings and therapy sessions. The analysis of a free verbal interaction in a dyad allowed to make inferences about some controlling variables in this sort of interaction.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectSupervisãopt_BR
dc.subjectTerapia comportamentalpt_BR
dc.subjectRelato verbalpt_BR
dc.titleDescrição de algumas variáveis em um procedimento de supervisão de terapia analítica do comportamentopt_BR
dc.title.alternativeDescription of some variables in a behavior analytic therapy supervision procedurept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho foi realizado um estudo descritivo da interação verbal livre e contínua entre um supervisor de terapia e um terapeuta iniciante, com o objetivo de identificar variáveis envolvidas no procedimento de supervisão adotado. O comportamento verbal dos participantes foi dividido em classes funcionais de respostas, denominadas "categorias de verbalizações", a partir das quais todas as respostas vocais puderam ser classificadas. Os resultados mostraram uma regularidade no comportamento do supervisor, enquanto os comportamentos do terapeuta e do cliente apresentaram alterações ao longo dos encontros de supervisões e das sessões terapêuticas. A análise da interação verbal livre em uma díade permitiu fazer inferências acerca de algumas variáveis de controle neste tipo de interação.pt_BR
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