Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7123
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Sep-2012
metadata.dc.creator: TEIXEIRA JÚNIOR, Ronaldo Rodrigues
PARACAMPO, Carla Cristina Paiva
Title: Efeitos de instruções preliminares sobre o seguimento de regras
Other Titles: Effects of general instructions on rule following
Citation: TEIXEIRA JÚNIOR, Ronaldo Rodrigues; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva. Efeitos de instruções preliminares sobre o seguimento de regras. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 28, n. 3, p. 267-274, set. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v28n3/a02v28n3.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000300002>.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como objetivo testar os efeitos de diferentes instruções preliminares sobre o seguimento de regras. Dezoito estudantes universitários foram expostos a um procedimento modificado de escolha de acordo com o modelo e distribuídos em três grupos, que diferiram quanto às instruções preliminares recebidas (completa, sem trechos sobre materiais ou sem trechos sobre conseqüências). Os participantes de cada grupo foram divididos em duas condições experimentais, em que instruções correspondentes ou discrepantes foram apresentadas. Os resultados mostraram que a ausência de trechos sobre materiais dificulta a realização da tarefa e a ausência de trechos sobre as conseqüências diminui a variação de respostas, porém todos os participantes que realizaram corretamente a tarefa seguiram tanto instruções correspondentes quanto discrepantes.
Abstract: The present work had as objective to test the effects of different general instructions on rule following. Eighteen college students were exposed to a modified match-to-sample task and divided in three groups, which differed in the presentation of preliminary instructions (complete, without passages about materials or without passages about consequences). Subjects of each group were divided in two experimental conditions, in which accurate and inaccurate instructions were presented. Results showed that absence of sections about materials in the instructions complicates the learning task while absence of sections about consequences decreases the variety of responses. Notwithstanding, all subjects that performed the task correctly followed both accurate and inaccurate instructions.
Keywords: Psicologia experimental
Comportamento - Avaliação
Instrução preliminar
Estudantes universitários
Seguimento de regras
ISSN: 0102-3772
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - NTPC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_EfeitosInstrucoesPreliminares.pdf518,45 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons