Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7190
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 24-Mar-2006
metadata.dc.creator: FREIRE, José Antônio Sarmanho dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: FAVERO, Eloi Luiz
Title: IETS: Ferramenta interativa de ensino de SQL
Citation: FREIRE, José Antônio Sarmanho dos Santos. IETS: Ferramenta interativa de ensino de SQL. Orientador: Eloi Luiz Favero. 2006. 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Centro Tecnológico, Universidade Federal do Pará, Belém, 2006. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7190. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho propõe uma ferramenta na WEB para ensino de programação. O trabalho é baseado em um estudo de caso para ensino da linguagem de programação de bancos de dados SQL e está inserido no contexto de um ambiente interativo de aprendizagem. Esta ferramenta experimental para ensino de linguagens de programação, apresenta como objetivos: 1) completa integração entre o ensino de conceitos de programação com exemplo de fragmentos de programas executáveis on-line; 2) integração com um componente de avaliação de programas verificando se a resposta do aluno é a mesma do professor; 3) monitoramento das atividades do aluno (quantos exemplos foram executados; em cada exercício, quantas tentativas de execução foram feitas, etc). 4) servir como um laboratório para experimentação de duas novas técnicas de avaliação e acompanhamento, que estão sendo pesquisadas em trabalhos paralelo: (a) avaliação automática de programas com métricas de engenharia de software, permitindo informar o quanto a solução do estudante se aproxima de uma “solução ideal”; e (b) avaliação automática de questões conceituais discursivas, além de permitir as tradicionais pergutas objetivas. Este trabalho é um primeiro passo na direção de construção de um ambiente totalmente assistido (por exemplo com avaliação automática) para ensino da linguagem de programação SQL, onde o professor terá uma carga de trabalho mínima, mais como surpevisor.
Abstract: This work considers a tool in the Web for programming teaching. The work is based on a study of case for teaching of the programming language of data bases SQL and is inserted in the context of an interactive environment of learning. This experimental tool for teaching of programming languages, presents as objective: 1) complete integration between the teaching of concepts of programming with example of fragments of executable programs on line; 2) integration with a component of evaluation of programs verifying it the reply of the learner is the same one of the teacher; 3) complete control of the learner´s activities (how many examples had been executed; in each exercise, how many execution attempts had been made, etc). 4) to serve as a laboratory for experimentation of tow new techniques of evaluation and accompaniment, that are being searched in works in parallel: (a) automatic evaluation of metric programs with of software engineering , allowing informing how much the solution of the student if approaches to a “ideal solution”; e (b) automatic evaluation of discursive conceptual questions, besides allowing the traditional objective questions. This work is a first step in the direction of construction of an environment total attended (for example with automatic evaluation) for teaching of the programming language SQL, where the teacher will have a minimum load of work, more as supervisor.
Keywords: SQL
Ensino de programação
Ferramentas de apoio ensino-aprendizagem
Exercício-e-prática de programação
Teaching of programming
Learning-teaching supporting tools
Programming exercise and practice
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_IETSFerramentaInterativa.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons