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dc.creatorCOSTA, Edivando da Silva-
dc.date.accessioned2016-12-22T17:08:12Z-
dc.date.available2016-12-22T17:08:12Z-
dc.date.issued2015-08-07-
dc.identifier.citationCOSTA, Edivando da Silva. Civilizar a nação pela instrução pública: formação de professores e ensino primário no Pará (1891-1909). 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7201-
dc.description.abstractThis paper discusses teacher training for primary education in Pará, during the early years of the republican regime. In this context, education, according to the political and intellectual republican authorities, it would be one of the mechanisms for building a society that was intended to: modern and civilized. Analyzes, thus, the formation of professors and teachers, social subjects that would be responsible for the education of future citizens of the country, as well as a bit of teaching in primary schools. It has been as a research focus on the education received in the Normal School of Belém do Pará, for the training of teachers, and also the training that they should pass on in schools to their students. We understand that this is a process in which were present different formations and resistance and conflict.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProfessores de ensino primáriopt_BR
dc.subjectEnsino primáriopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectEscola Normal de Belém do Pará (1838 - 1871)-
dc.titleCivilizar a nação pela instrução pública: formação de professores e ensino primário no Pará (1891-1909)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1LACERDA, Franciane Gama-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1007392320101957pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769261581813507pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discute a formação de professores para o ensino primário no Pará, durante os anos iniciais do regime republicano. Nesse contexto, a educação, de acordo com as autoridades políticas e intelectuais republicanos, seria um dos mecanismos para a construção de uma sociedade que se pretendia: moderna e civilizada. Analisa-se, assim, a formação de professores e professoras, os sujeitos sociais que seriam os responsáveis pela formação dos futuros cidadãos da pátria, bem como um pouco do trabalho docente nas escolas primárias. Tem-se como foco de pesquisa a educação recebida na Escola Normal de Belém do Pará, visando à formação de professores e, igualmente, a formação que estes deveriam repassar nas escolas para seus alunos. Compreendemos que se trata de um processo em que estavam presentes formações diferenciadas bem como resistências e conflitos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História Social da Amazôniapt_BR
Appears in Collections:Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH

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