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dc.creatorCECIM, Arthur Martins-
dc.date.accessioned2017-01-09T12:32:47Z-
dc.date.available2017-01-09T12:32:47Z-
dc.date.issued2015-11-03-
dc.identifier.citationCECIM, Arthur Martins. Arte e intuição intelectual em Schelling. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2015. Programa de Pós Graduação em Filosofia.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7239-
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to investigate the relationship between art and intellectual intuition in Schelling from the perspective of his lectures on Philosophy of art and of the System of transcendental idealism. By the conception of philosophy of art as a construction of the absolute in the form of art, we intend to analyze the importance of the absoluteness of the symbolic exposition for the objectivity of the Ideias of Philosophy. Thus, on the side of this absolute way of exposing, art can really exhibit the archetypes of Philosophy through a concrete objet. On the side of intuition, as the sixth part of the System of transcendental idealism shows, this means that the production of the aesthetic intuition is the only form of objectification for the intellectual intuition, which remains doubtful in the theoretical and practical fields. For, there are no empirical objects that correspond to the intelligible objet of this intuition in these two fields.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSchelling, Friedrick Wilhelm Joseph von, 1775-1854pt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectIntuiçãopt_BR
dc.subjectIntelectualpt_BR
dc.subjectObjetivação da artept_BR
dc.subjectFilosofia da artept_BR
dc.subjectSistema do idealismo transcendentalpt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectBelezapt_BR
dc.titleArte e intuição intelectual em Schellingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.contributor.advisor1CORÔA, Pedro Paulo da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3785172545288511pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8710059281771877pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é investigar a relação entre arte e intuição intelectual em Schelling a partir da perspectiva das preleções da Filosofia da arte e do Sistema do idealismo transcendental. Dentro do conceito de filosofia da arte como construção do absoluto na forma da arte, pretendemos analisar a importância da absolutez da exposição simbólica para a objetividade das Ideias da filosofia. Assim, pelo lado desse modo absoluto de exposição, a arte pode realmente exibir os arquétipos da filosofia em um objeto concreto. Pelo lado da intuição, como nos mostra a sexta parte do Sistema do idealismo transcendental, isso significa que a produção da intuição estética é a única forma de objetivação da intuição intelectual, a qual permanece dubitável nas esferas teórica e prática por não haver objetos na experiência que correspondam ao objeto inteligível dessa intuição nesses dois âmbitos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Filosofia (Mestrado) - PPGFIL/IFCH

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