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Type: Dissertação
Issue Date: 26-Aug-2016
Authors: AQUINO, Suzane Cruz de
First Advisor: TOSTES, Maria Emília de Lima
First Co-Advisor: MORAES, Hito Braga de
Title: Ações de eficiência energética em navios: estudo de caso e um navio patrulha da Marinha do Brasil
Sponsor: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Citation: AQUINO, Suzane Cruz de. Ações de eficiência energética em navios: estudo de caso e um navio patrulha da Marinha do Brasil. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Resumo: Devido à crescente preocupação com o meio ambiente, a IMO (International Maritime Organization), através da MARPOL (International Convention for the Prevention of Pollution from Ships), criou a primeira norma obrigatória do setor sobre a eficiência energética dos navios, buscando a diminuição das emissões de gases de efeito estufa e de custos relacionados ao consumo de energia. Esta dissertação tem como objetivo propor uma metodologia de medidas de eficiência energética em navios, aplicando-a a um navio patrulha da Marinha do Brasil. O navio analisado, o P-49 ou Guarujá, é uma embarcação de 19 anos, sendo também a idade de quase todos os equipamentos que o compõem. O Guarujá possui o sistema de propulsão totalmente isolado eletricamente da geração de energia elétrica, então, os sistemas alvo dessa pesquisa foram aqueles com maior demanda de energia elétrica: o sistema de iluminação, de refrigeração, de geração de energia elétrica, de salvamento e as câmaras frigoríficas. No entanto, as informações disponíveis dos sistemas acima citados se mostraram escassas, assim, explorou-se apenas as lâmpadas e alguns motores elétricos de bombas, compressores e ventiladores. As ações propostas para os equipamentos disponíveis a verificação foram 1 - a troca das lâmpadas do caso referência por lâmpadas LED; e 2 - a substituição dos motores elétricos por exemplares similares de maior rendimento. As medidas foram analisadas financeira e ambientalmente através do software RETScreen, importante ferramenta para estudos em eficiência energética e fontes renováveis desenvolvida pelo Governo do Canadá; com auxílio do simulador do PROCEL, o BD Motor, promovendo maior enfoque sobre os motores devido a sua complexidade e importância no ótimo funcionamento dos sistemas do navio. As ações se mostraram viáveis, com o tempo de retorno total de 2 anos, diminuindo a emissão de 164 toneladas de CO2 na atmosfera em 20 anos e economizando cerca de R$ 352.974,80 ao fim da vida do projeto, justificando, assim, a sua execução.
Abstract: Due to growing concern about the environment, the IMO (International Maritime Organization), through MARPOL (International Convention for the Prevention of Pollution from Ships), has developed the first mandatory regulation of the area about the energy efficiency of ships aiming the reduction of greenhouse gases emissions and costs related to energy consumption. This dissertation proposes a methodology of energy efficiency measures in a patrol ship of the Navy of Brazil. The analyzed ship, the P-49 or Guarujá, is a 19 years old vessel just as almost all its equipments. The Guarujá is electrically a isolated propulsion system from the power generation, then the target of this research were those systems with the highest electricity demand: the lighting system, cooling, electric power generation, saving and cold storages. However, the information available above those systems have proven scarce, thus it was exploited only the bulbs and some compressors and fan motors. The actions proposed to equipment available verification were 1. the exchange of the reference case bulbs with LED lamps; and 2. replacing the engines with similar specimens of higher yield. They were analyzed financially and environmentally by RETScreen software, an important tool for energy efficiency and renewable sources studies developed by the Government of Canada; with the aid of PROCEL simulator, BD Motor, promoting greater focus on the engines due to its complexity and significance in the optimal functioning of the ship's systems. The actions proved viable, with the total turnaround time of two years, reducing emissions by 164 tCO2 in 20 years and saving about R$ 352,974.80 at the end of the project time, thus justifying their implementation.
Keywords: Energia elétrica
Navios
Consumo de energia
Eficiência energética
Motores
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Tecnologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Appears in Collections:Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

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