Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7315
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 10-Mar-2014
Authors: AMADOR, Elielton Alves
First Advisor: CASTRO, Fábio Fonseca de
Title: A Cena Fantasma: um olhar sobre a experiência da música popular massiva da Amazônia
Sponsor: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: AMADOR, Elielton Alves. A Cena Fantasma: um olhar sobre a experiência da música popular massiva da Amazônia. 2014. 219 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia.
Resumo: Este trabalho analisa a cena musical da cidade de Belém, estado do Pará, Amazônia, Brasil, a partir do conceito de Will Straw (1991). Desse ponto de partida, o estudo faz uma abordagem sensível e discursiva da cena, com base na fenomenologia de Alfred Schutz (2012) e Michel Maffesoli (2001), considerando seu espectro intersubjetivo entre os atores deste fenômeno, seus mediadores e uma audiência ―nacional‖. Tomando como base autores como Jacques Derrida (1994), Fabio Castro (2011), Frédéric Martel (2012), Renato Ortiz (2006) e Marcel Mauss (2004) analisa-se a presença de uma fantasmaticidade ―nativista‖ que interfere na sociabilidade e na economia total da dinâmica territorializada da cena, com reflexos em sua projeção midiática. Tomando também como base a experiência vivida do autor, e análises de amostras, são estudados produtos e materialidades gerados nesta cena durante o período que compreende o final dos anos 1960 até os anos 2000. Introdutoriamente, discute-se a fenomenologia como metodologia de pesquisa na Amazônia.
Abstract: This dissertation analyzes the musical scene of the city of Belém, Pará State, Amazon, Brazil, using the concept from Will Straw (1991). From this starting point the study make a sensitive and discursive approach of this scene, based on the phenomenology of Alfred Schutz (2012) and Michel Maffesoli (2001), considering its intersubjective spectrum between the actors of this phenomenon, its mediators and a "national" audience. Based on authors Jacques Derrida (1994), Fabio Castro (2011 ), Frédéric Martel ( 2012), Renato Ortiz (2006) and Marcel Mauss (2004 ) it analyzes the presence of a nativist phantasmagory that interferes on the sociability and the total economy of territorialized dynamic scene, with reflects on their media projection. Taking also based on the experience of the author and analyses of samples, products and materiality generated at this scene have studied on the period from the late 1960s until the 2000s. Introductorily discusses the phenomenology as a research methodology in the Amazon.
Keywords: Música popular
Análise do discurso
Cenal musical
Indústria musical
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia Brasileira
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Letras e Comunicação
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Appears in Collections:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_CenaFantasmaOlhar.pdf1,32 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons