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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 30-Jun-2014
metadata.dc.creator: MAIA, Maria Felicia Assmar Fernandes Correia
metadata.dc.contributor.advisor1: MANESCHY, Orlando Franco
Title: O artesanato urbano como valor agregado à Moda Autoral produzida na cidade de Belém-Pará
Citation: MAIA, Maria Felicia Assmar Fernandes Correia. O artesanato urbano como valor agregado à Moda Autoral produzida na cidade de Belém-Pará. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7420>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A abordagem emergente nesta pesquisa relaciona o artesanato urbano e a produção de moda autoral na cidade de Belém, no estado do Pará, após a constatação pela autora de que o desejo de criar moda com identidade paraense fez com que estilistas e designers da região buscassem matérias primas locais para a produção de roupas e acessórios com características que os diferenciasse no mercado globalizado da atualidade, percebendo que essa diferenciação está ligada à valorização da cultura em que o objeto foi elaborado. A pesquisa inicia estudando as interfaces entre moda, arte e artesanato, ressaltando como este último pode ser considerado uma das representações das identidades locais e como os criadores de moda em Belém estão em processo de busca de suas raízes culturais em face dos impactos dos processos de hibridação surgidos da aceleração da história. Autores como Nestor Garcia Canclini, Zygmunt Bauman, Pierre Bourdieu e Gilles Lipovestsky forneceram o embasamento teórico que permitiu a percepção da autora de que o acesso à maior variedade de bens, facilitado pelos movimentos globalizantes, democratiza a capacidade de combiná-los, permitindo que o designer sempre apresente produtos novos, em sintonia com a efemeridade da moda. Metodologicamente, a pesquisa se desenvolveu com a análise qualitativa de quatro manifestações de moda autoral em Belém, cujas criadoras tiveram a ousadia de agregar o valor do artesanato com as fibras de tururi e curauá, o couro de peixe e um tipo de látex conhecido como encauchado da borracha para confeccionar roupas e acessórios de moda com características de originalidade. Ainda contribuem os ensinamentos de Stuart Hall, Lars Svendsen, Carol Garcia e Ana Paula de Miranda para que autora conclua que produzir moda é criar comportamentos e que no atual contexto mercadológico, o artesanato pode ser o grande valor agregado à moda autoral.
Abstract: The present research makes the relationship between urban handcraft an authorial fashion production in the city of Belém, in the state of Pará, Brazil, after the researcher has discovered that the wish to create fashion products with local identity has led the people of the region to search new local resources to make clothes and accessories with characteristics that could make them different in today’s globalized world, and that the difference is linked with the local culture. The research starts with the investigation of the interfaces of fashion, art and handcraft, showing that this last one can be considered one of the kinds of representation of the local identities. It also shows how the local fashion designers are trying to find their cultural roots in order to face the process of hybridization caused by the acceleration of history. Authors like Nestor Garcia Canclini, Zygmunt Bauman, Pierre Bourdieu e Gilles Lipovestsky give the theoretical support for the researcher’s perception that the access to a wide variety of goods, facilitated by globalization can make it easier to combine them and help designers create new things. Methodologically, the research has been developed by the analysis of the work of four fashion designers who have dared to add the value of handcraft with some local resources like tururi fiber, curauá fiber, fish leather and a new kind of rubber called encauchado to make clothes and accessories that can have original looks. Other authors like Stuart Hall, Lars Svendsen, Carol Garcia and Ana Paula de Miranda also contribute to the researcher’s conclusion that to create fashion production is to create behavior and in today’s market context, handcraft can be the great value that could be aggregated to fashion.
Keywords: Artesanato
Moda
Identidades locais
Globalização
Hibridação
Artesão
Pará - Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Arte
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
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