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dc.creatorAGUIAR, Karollinne Levy-
dc.date.accessioned2017-01-27T13:03:40Z-
dc.date.available2017-01-27T13:03:40Z-
dc.date.issued2014-06-26-
dc.identifier.citationAGUIAR, Karollinne Levy. Uma câmera para os quilombolas: representações imagéticas de si e da cultura negra em Ourém-PA. Orientador: Agenor Sarraf Pacheco. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7442. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7442-
dc.description.abstractThe thematic of this work deals with the quilombola photography and its object are the image representations that quilombola children, from the black community “Mocambo”, in Ourém, in the northeastern part of Pará, construct about themselves and their culture. The theoretical approach seeks to relate Visual Arts, Visual Anthropology and Post Colonial Studies to substantiate comprehensions towards the relations and the senses these individuals, within their creative process, let see in the constitutive movement of photography as an artwork with its interfaces with culture, memory and quilombola identity in Amazon. To obtain such objectives, the methodology parts from oral history and image analysis, through ethnographic exercises and image workshops with quilombola children and teenagers. In this sense, at the first moment, these individuals assume the role of visual artists to compose registry about them and about the most significant local landscape, according their choices. At the second moment, we put ourselves listening to the meanings attributed to the records by their creators, seeking to capture connections with quilombola modes of living. We argue that the study of objects of art, taking their joints with the place, their subjects and their stories, constitutes strong evidence of alliances between art and life. On the other hand, this work seeks to uncover and appreciate looks that these people construct about themselves and their culture, which can be an important clue about their silences in visual narratives and unexplored intercultural perspectives through the research in Arts in Amazon and in other regions of Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectFotografia quilombolapt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectEstudos Pós-Coloniaispt_BR
dc.subjectNarrativas visuaispt_BR
dc.subjectOurém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleUma câmera para os quilombolas: representações imagéticas de si e da cultura negra em Ourém-PApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIApt_BR
dc.contributor.advisor1PACHECO, Agenor Sarraf-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5839293025434267pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3777346638546791pt_BR
dc.description.resumoA temática desse trabalho aborda a fotografia quilombola e seu objeto são as representações imagéticas que crianças quilombolas da comunidade negra “Mocambo” em Ourém, no nordeste do Pará, constroem de si e de sua cultura. O aporte teórico empregado procura relacionar Artes Visuais, Antropologia Visual e Estudos Pós-Coloniais, para fundamentar compreensões de relações e sentidos que esses sujeitos, em seu processo criativo, deixam ver no movimento constitutivo da fotografia como obra de arte em suas interfaces com cultura, memória e identidade quilombola na Amazônia. Para alcançar tais objetivos, a metodologia da pesquisa parte da história oral e da análise de imagens, por meio de exercícios etnográficos e oficinas de imagens com crianças e adolescentes quilombolas. Assim, no primeiro momento, esses indivíduos assumem o papel de artistas visuais para compor registros de si e das paisagens locais mais significativas em suas escolhas. No segundo, colocamo-nos a escuta dos significados atribuídos aos registros por seus criadores, procurando captar conexões com modos de vida quilombolas. Defendemos que o estudo de objetos de arte, tomando-se em suas articulações com o lugar, seus sujeitos e suas histórias, constitui-se em forte evidência das alianças arte e vida. Por outro lado, esse trabalho procura desvendar e valorizar olhares que essas pessoas constroem de si e de sua cultura, o que pode ser um importante indício de seus silêncios nas narrativas visuais e de perspectivas interculturais pouco exploradas nas pesquisas em Artes na Amazônia e nas outras regiões do Brasil.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

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