Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7526
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 10-Jun-2014
metadata.dc.creator: COUTINHO, Lucienne Ellem Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: VIEIRA, Lia Braga
metadata.dc.contributor.advisor-co1: CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes
Title: “Arte em movimento dialógico”: uma experiência criativa em dança a partir de diálogo entre ballet clássico e danças regionais paraenses
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: COUTINHO, Lucienne Ellem Martins. 'Arte em Movimento Dialógico': uma experiência criativa em dança a partir de diálogo entre ballet clássico e danças regionais paraenses. Orientadora: Lia Braga Vieira. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7526. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa visa ao dialogismo como forma de construção de um saber teórico-prático, como espaço de relação entre as técnicas do Ballet Clássico e de Danças Regionais Paraenses em uma experimentação cênica em dança vivenciada em sala de aula, com adolescentes do Projeto “Arte em Movimento” da Instituição Lar de Maria, em Belém do Pará, no segundo semestre de 2013. A pergunta da investigação foi a seguinte: Como realizar um diálogo entre técnicas provenientes do Ballet Clássico e outras advindas de Danças Regionais, de forma lúdica e criativa, com adolescentes, tendo como resultado uma experimentação cênica diversificada e inovadora em Dança? O lúdico no sentido prazeroso, capaz de criar um clima de entusiasmo. É este aspecto que envolve emocionalmente o indivíduo, que torna a atividade de forte teor de motivação, um grande gerador de estado de euforia e vibração. E o criativo pelo prazer da descoberta do corpo, dos movimentos, do espaço, do diálogo, da interação. Como objetivo geral, pretendi investigar o processo dialógico dos elementos técnicos do Ballet Clássico com os de Danças Regionais na construção de uma experimentação cênica em dança de forma lúdica e criativa. Para o desenvolvimento deste estudo, realizei uma pesquisa-ação. Nela, investiguei: a relação entre a teoria e a prática no que tange aos elementos técnicos do Ballet Clássico e de Danças Regionais; os elementos que se assemelham entre tais técnicas; a contribuição que posso dar para futuros trabalhos que visem a um diálogo ético e estético entre as técnicas do Ballet Clássico e de Danças Regionais. O desenvolvimento desta pesquisa envolveu tanto os objetivos presentes no Projeto “Arte em Movimento” - por exemplo, o de inclusão social através da dança -, quanto os objetivos que eu construo em meu próprio planejamento docente, entre eles o estímulo à criatividade, ao conhecimento e ao respeito à Cultura, à Arte, e principalmente, à Dança. Os resultados da pesquisa apontaram, na relação entre teoria e prática no que tange aos elementos técnicos do Ballet Clássico e de Danças Regionais: tanto no ballet quanto em danças regionais trajetória de saltos, giros, deslocamentos frontais, laterais, verticalidade; as danças regionais na vertente da teatralidade formada pelos “microeventos da vida cotidiana”, e o ballet clássico na espetacularidade formada pelos “macroeventos que ultrapassam a rotina, são extracotidianos”; um diálogo ético e estético entre as técnicas do Ballet Clássico e de Danças Regionais, numa mesma cena; demonstração de processos de criação envolvendo danças regionais em experimentações e discussões por meio do dialogismo entre técnicas consideradas distintas; e retificação de ideias obsoletas no que tange ao ballet clássico, visto pelo “senso comum” apenas como uma forma de dança fechada - ao contrário, saliento-a como uma dança étnica, atrelada à sociedade na qual surgiu.
Abstract: This research aims to dialogism as a way of building a theoretical-practical, as space relation between the techniques of Classical Ballet and Dance Regional Paraenses in a scenic experimentation in dance experienced in the classroom with teenagers Project "Art in Motion "Home of the Institution of Mary, in Belém do Pará, in the second half of 2013. The research question was: How to conduct a dialogue between techniques from Classical Ballet and other arising Regional Dances, a playful and creative way with teenagers, resulting in a diverse and innovative scenic experimentation Dance? The playful in pleasurable sense, able to create a climate of enthusiasm. It is this aspect that emotionally involves the individual, making the activity of large content of motivation, a great generator of euphoria and vibration. And the joy of creative discovery of the body, movement, space, dialogue, interaction. As a general goal, I wanted to investigate the dialogical process of the technical elements of classical ballet with the Regional Dances in building a scenic experimentation in dance in a playful and creative way. To carry out this study, I conducted an action research. Here, I investigated: the relation between theory and practice regarding the technical elements of classical ballet and Regional Dances; elements that resemble each such techniques; the contribution they can make to future work addressing the ethical and aesthetic dialogue between the techniques of Classical Ballet and Dance Regional. The development of this research involved both goals present in the project "Art in Motion" - eg social inclusion through dance - as the goals that I build on my own teaching, including planning stimulating creativity, knowledge and respect the culture, art, and especially the dancing. The results of the research show, the relationship between theory and practice regarding the technical elements of classical ballet and Dance Regional: both in ballet and in regional dances trajectory of jumps, spins, wheel offsets, lateral, vertical; regional dances in the shed formed by the theatricality "micro-events of everyday life," and in the classic ballet spectacle formed by "macro events which go beyond routine are extracotidianos"; ethical and aesthetic dialogue between the techniques of Classical Ballet and Dance Regional, in the same scene; demonstration of creative processes involving regional dances in trials and discussions through dialogism between different techniques considered; and rectification of obsolete ideas in regard to classical ballet, seen by "common sense" only as a form of closed dance - on the contrary, emphasize it as an ethnic dance, linked to the society in which it arose.
Keywords: Dança - Teatro
Dialogismo
Educação do movimento
Balé clássico
Danças regionais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Arte
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ArteMovimentoDialogico.pdf3,77 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons