Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/7674
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 2012
metadata.dc.creator: SANTOS JUNIOR, Paulo de Tarso Nunes dos
metadata.dc.contributor.advisor1: CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: COSTA, Luizan Pinheiro da
Title: Máscaras, mascarados e oprimidos: do boi de máscaras de São Caetano de Odivelas ao Teatro de rua do Bairro da Terra Firme – Belém / Pará
Citation: SANTOS JUNIOR, Paulo de Tarso Nunes. Máscaras, mascarados e oprimidos: do boi de máscaras de São Caetano de Odivelas ao Teatro de rua do Bairro da Terra Firme - Belém / Pará. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7674>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa investiga o Teatro Popular e analisa esta manifestação a partir dos elementos visuais e cênicos que articulam o seu conjunto estético. Refletindo sobre a importância das máscaras teatrais como elemento simbólico e técnico na preparação do atuante para o Teatro de Rua. Apresenta o trabalho desenvolvido na criação de personagens, a partir da ressignificação do objeto (máscara) do Teatro Popular para o Teatro de Rua, no Bairro da Terra Firme, Belém-Pará. O trabalho aborda a criação coletiva de uma dramaturgia, que expressa, em suas cenas, o cotidiano de seus atuantes. Um Teatro de Rua que busca uma transcendência, através da solidariedade voltada para o coletivo, da conscientização do cidadão para os problemas comunitários e da luta contra a injustiça e todas as formas de violência.
Abstract: This research investigates and analyzes the Teatro Popular this event from the scenic and visual elements that articulate the whole aesthetic. Reflecting on the importance of theatrical masks as a symbolic element in the preparation of technical and acting for the Street Theatre. Presents the work in creating characters from the signification of the object (mask) Popular Theatre for Theatre Street, in the neighborhood of Upland, Belém-Pará. The paper addresses the creation of a collective dramaturgy, which express in their scenes, their daily working. A street theater that seeks transcendence, through solidarity toward the collective awareness of the citizen to community problems and the fight against injustice and all forms of violence.
Keywords: Dramaturgia
Teatro popular
Teatro de rua
Boi de Máscaras
Máscaras teatrais
Terra Firme (Belém, PA)
São Caetano de Odivelas - PA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Arte
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_MascarasMascaradosOprimidos.pdf3,67 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons