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dc.creatorLIMA, Walter Chile Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-02-16T12:24:54Z-
dc.date.available2017-02-16T12:24:54Z-
dc.date.issued2012-06-29-
dc.identifier.citationLIMA, Walter Chile. O Teatro Cacuri: narrativas de vida e cenografia amazônica. 2012. 150 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7711>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7711-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the Cacuri in a double perspective revealed in the narratives of the inhabitants of Abaetetuba islands and its usage as amazon cenography. The methodology of this research has as footings the oral history to comprehend the dynamic of fishing activity in Cacuris, analysing the data in ceaseless dialogues with the cultural studies and the architectural way of Cacuri from the form theory, specially in the work of Wassili Kandinsky, associating the sthetics of the farmyard to the scenic space of spheric principles which highlights reaches the creation of the scenographic project of Cacuri theater. This work states that through difficulties faced by fishermen to keep on executing this art of traditional fishing in Amazon, since generations are giving up of practicing it, the scenic realm getting possession of its potencialities becomes a weapon against the forgetfulness of this local craft knowledgept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectCenografiapt_BR
dc.subjectTeatro Cacuript_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.subjectPesca tradicionalpt_BR
dc.subjectAbaetetuba (PA)pt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleO Teatro Cacuri: narrativas de vida e cenografia amazônicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1PACHECO, Agenor Sarraf-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5839293025434267pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3902203461565778pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo investigar o Cacuri numa dupla perspectiva revelada nas narrativas de habitantes das ilhas de Abaetetuba e na sua utilização como cenografia amazônica. A metodologia da pesquisa fundamentou-se na História Oral para entender a dinâmica da pesca de Cacuris, analisando os dados em diálogo constante com os Estudos Culturais e a forma arquitetural do Cacuri a partir da teoria da forma, principalmente na obra Wassily Kandinsky, associando a estética do curral a espacialidades cênicas de princípio esférico, cuja culminância alcança a criação do projeto cenográfico do Teatro Cacuri. O trabalho constata que pelas dificuldades que pescadores de Cacuris enfrentam para continuar operando com essa arte de pesca tradicional na Amazônia, pois gerações vêm deixando de praticá-las, o campo cênico ao apropriar-se da potencialidade de suas formas, transforma-se em arma de luta contra o esquecimento da memória deste saber-fazer local.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.description.resumeCette étude vise l'investigation de la Cacuri dans un double perspective révélée sur les récits des habitants de l'île de Abaetetuba et son utilisation comme un élément scénografique amazonien. La méthodologie de recherche a été basée sur l'histoire orale pour comprendre la dynamique de Cacuris de pêche, en analysant des données dans un dialogue constant avec les études culturelles et la forme architecturale de la Cacuri basée sur la théorie de la forme, en particulier sur le travail de Wassilli Kandinsky, en combinant l'esthétique du corral aux spatialités scéniques du principe de la sphère , qui atteint aboutissement la création du projet scénique du Thêátre Cacuri. Ce travail a aperçu que les difficultés qui se posent sur les pêcheurs de Cacuris de continuer à fonctionner avec l'art de la pêche traditionnelle en Amazonie, à cause des générations qui ont laissé à en pratiquer entre eux, le sein scénique devient une arme de lutte de la mémoire contre l'oubli de ce savoir-faire amazonien.pt_BR
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