Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/7736
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCOSTA JUNIOR, José Maria Teixeira da-
dc.date.accessioned2017-02-21T14:46:58Z-
dc.date.available2017-02-21T14:46:58Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.citationCOSTA JÚNIOR, José Maria Teixeira da. Cidades em games: poéticas urbanísticas no espaço de jogo. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2012. Programa de Pós Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7736>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7736-
dc.description.abstractThe work of this dissertation has as its object of study the urban spaces of vídeo games, called here by the word cities in games, from the analysis of its manifestation as models to be used by the discipline of urbanism as a field of visual studies and analyzes urban data. Such as urban planning, in its forms of technical research and design of urban forms, is used for game development, we believe there is an exchange of content very important for the future of these two areas of knowledge. So we start from the conceptual and theoretical analysis based on endoestética proposed by Claudia Giannetti and a theoretical shift using the elements of the city's image of Kevin Lynch in relation to the video game Grand Theft Auto, where we can prove the existence of all these relations.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectUrbanismopt_BR
dc.subjectCiberartept_BR
dc.subjectEndoestéticapt_BR
dc.subjectVídeo gamespt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.titleCidades em games: poéticas urbanísticas no espaço de jogopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.contributor.advisor1SAMPAIO, Valzeli Figueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6142863342585522pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3256638652452540pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de dissertação de mestrado tem como objeto de estudo os espaços urbanos de videogames, tratados aqui pelo termo cidades em games, a partir da análise de sua manifestação como modelos a serem utilizados pela disciplina do urbanismo como campo de estudos visuais e análises de dados urbanísticos. Como o urbanismo, em suas formas técnicas de pesquisa e projeto de formas urbanas, é utilizado pelo desenvolvimento de games, acreditamos que haja uma troca de conteúdo muito importante para o futuro destas duas áreas do conhecimento. Por isso partimos da análise conceitual e teórica baseadas na endoestética, proposta por Claudia Giannetti e por um deslocamento teórico utilizando os elementos da imagem da cidade de Kevin Lynch em relação ao videogame Grand Theft Auto, onde podemos comprovar a existência de todas estas relações.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_CidadesGamesPoeticas.pdf3,07 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons