Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7738
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 28-Mar-2012
metadata.dc.creator: CASTRO, Jacksonilson dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: SAMPAIO, Valzeli Figueira
Title: Videoescritura: um objeto-quase...
Citation: CASTRO, Jacksonilson dos Santos. Videoescritura: um objeto - quase... Orientadora: Valzeli Figueira Sampaio. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7738. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo uma abordagem do vídeo artístico através de conceitos da filosofia e dos estudos literários, tomando a noção de escritura como procedimento do vídeo. A videoescritura, potência escritural do vídeo, se apresenta como o entrelaçamento de signos eletrônicos do vídeo com as noções de escritura, texto, textualidade, oriundas dos estudos literários em autores como Roland Barthes, Leyla Perrone-Moisés, Neiva Pitta Kadota, Julia Kristeva e outros, assim como das noções de escritura e diferença presentes na filosofia, especialmente em autores como Jacques Derrida, Gilles Deleuze, entre outros. A linguagem do vídeo é abordada a partir de Arlindo Machado, Christine Mello, Philippe Dubois e outros que são trazidos para aproximar campos distintos do saber, mas que operam com códigos comuns de expressão. A partir de um olhar transdisciplinar, estes diferentes campos se juntam para projetar um objeto-quase, objeto dinâmico, híbrido e que dialoga com diferentes linguagens (literatura, cinema, filosofia, etc) formando um corpo diverso e sempre em deslocamento: a videoescritura.
Abstract: This present master thesis brings as its research object artistic vídeos by means of concepts of philosophy and literary studies, taking the concept of writing as a procedure of the video. Videowriting, writing power of the video, presents the interlacement of electronic signs of the video with the notions of writing, text, textuality, originally from the literary studies in authors like Roland Barthes, Leyla Perrone-Moisés, Neiva Pitta Kadota, Julia Kristeva and others, as well as the present notions of writing and difference in the philosophy, specially in authors like Jacques Derrida, Gilles Deleuze, between others. The language of the video is boarded from Arlindo Machado, Christine Mello, Philippe Dubois and others that are brought to bring near different fields of the knowledge, but that operate with common codes of expression. From a transdisciplinar gaze , these different fields are joined to project a quasi-object, dynamic and hybrid object and what talks to different languages (literature, cinema, philosophy, etc.) forming a different body and always in dislocation: the videowriting.
Keywords: Cinema
Comunicação visual
Filosofia
Literatura
Videoescritura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Arte
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_VideoescrituraObjetoQuase.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons