Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7787
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 18-Mar-2011 |
Autor(es): | SILVA, Edson Fernando Santos da |
Primeiro(a) Orientador(a): | ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de |
Título: | Ritual em Artaud: considerações e reconsiderações por uma poética da crueldade |
Citar como: | SILVA, Edson Fernando Santos da. Ritual em Artaud: considerações por uma poética da crueldade. Orientador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar. 2011. 167 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7787. Acesso em:. |
Resumo: | Esta dissertação analisa as proposições do visionário francês Antonin Artaud sobre o teatro ritual numa estreita relação com os acontecimentos de sua vida, categorizando-o como figura liminar, para extrair de sua própria experiência de vida os elementos relevantes que justifiquem a re-sacralização do palco exigida por ele. A partir da etimologia do termo “rito”, dimensiona-se o projeto teatral de Artaud no âmbito dos ritos religiosos, âmbito no qual serão tecidas considerações sobre os conceitos fundamentais do seu pensamento tais como Duplo, Crueldade, Metafísica, Magia e Sagrado. Apresenta-se ao final a formulação pnp vale i no contexto pc, procedimento gestado e aplicado na poética de cena do espetáculo Quando a musica terminar... A formulação aponta os limites e possibilidades de se realizar o teatro ritual como atividade liminóide. |
Abstract: | This dissertation analyses the propositions of French visionary Antonin Artaud, concerning his thoughts and accomplishments of ritual theatre in close connection with his lifetime. In this sense, Artaud is categorized as a liminal figure, insofar as he takes out, from his own life, relevant elements which justify the re-sacralization of the stage. From the etymological definition of „rite‟, this research allocates Artaud´s theatrical project the realm of religious rites, into which some of his concepts such as Double, Cruelty, Metaphysical, Magic and Sacred will be revealed. Also, the formula „pnp equals i in the pc context‟, applied during theatrical experimental montage of Quando a música terminar…, points out boundaries and possibilities of accomplishing ritual theatre as a liminoid activity. |
Palavras-chave: | Teatro Ritos religiosos Liminaridade Artaud, Antonin, 1896 -1948 Teatro francês |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Arte |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_RitualArtaudConsideracoes.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons