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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 2013
metadata.dc.creator: MARQUES FILHO, Feliciano
metadata.dc.contributor.advisor1: SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
Title: A dança do porta-estandarte corporeidade e construção técnica na cena carnavalesca na cidade de Belém do Pará
Citation: MARQUES FILHO, Feliciano. A dança do porta-estandarte corporeidade e construção técnica na cena carnavalesca na cidade de Belém do Pará. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2013. 166 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7844. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar o processo de construção técnica da dança do porta-estandarte, personagem presente como quesito avaliativo nas escolas de samba da cena carnavalesca de Belém do Pará. Utilizo para isso conceitos como corporeidade (POLAK, 1997), dança imanente (MENDES, 2010) e técnica corporal (MAUSS, 1974), que chamo de meus Mestres de Bateria. Como metodologia, aponto meus Diretores de Harmonia, que guiam este desfile dissertativo. Deixo, assim, surgir uma atitude metodológica inspirada na etnopesquisa, porém procuro não nomeá-la, valorizando prioritariamente a fala das pessoas que constroem e se relacionam com a prática desta investigação. A pesquisa verifica que a relação entre corporeidade e técnica encontra-se diretamente inseridas na construção de corpo do porta-estandarte, considerando seus contextos social, político e cultural como referências para a criação de sua dança. Além disso, observa que tal construção se dá de forma contínua, pessoal e integrada à comunidade constituinte da escola de samba que este artista representa.
Abstract: This dissertation has the aim of investigating the construction process of the Brazilian carnival standard-bearer’s dance techniques in the carnivalesque scenery of Pará, aside from valorizing this popular culture of samba schools. For so, I use concepts such as corporeity (POLAK, 1997), immanent dance (MENDES, 2010) and corporal technique (MAUSS, 1974), which I call is my Bateria Directors. As I point my methodology Directors Harmony, that guide this dissertation parade. I leave thus rise to a methodological approach inspired etnopesquisa but try not to name it, emphasizing primarily the speech of people who build and relate to the manifestation of this investigation. The research finds that the relationship between corporeality and technique are directly inserted into the body construction of the flagship considering its the social, political and cultural references as to the creation of his dance. In addition, notes that such a construction is given continuously, staff and the community integrated constituent of the samba school that this artist is.
Keywords: Dança
Cultura popular
Corporeidade
Coreografia
Carnaval paraense
Porta-estandarte
Escola de samba
Belém - PA
Pará - Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Arte
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

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