Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/7888
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 6-Sep-2013
metadata.dc.creator: PEREIRA, Leida Maria Willott
metadata.dc.contributor.advisor1: SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
Title: Memórias na pele: um processo de experimentação em dança com idosos remanescentes da Colônia de Hansenianos de Marituba-PA
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: PEREIRA, Leida Maria Willott. Memórias na pele: um processo de experimentação em dança com idosos remanescentes da Colônia de Hansenianos de Marituba-PA. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7888>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa direciona a um estudo em dança com idosos portadores de hanseníase residentes em um abrigo localizado no município de Marituba-PA. A investigação parte dos fatos registrados na memória das experiências corporais vivenciadas nas práticas artísticas, especificamente os blocos carnavalescos, no período em que residiam na Colônia de Hansenianos. Os procedimentos metodológicos que me aproprio são a etnopesquisa, por haver o registro descritivo de todos os dados disponíveis no contato direto e participativo com o campo de investigação, assim como a aplicação de laboratórios de pesquisa em movimento, como estímulo para rememoração e expressão do fazer artístico construído durante a segregação compulsória. Detenho-me em propor pistas para investigações posteriores em dança, a fim de que os experimentos produzidos nesta pesquisa possibilitem um produto cênico em dança.
Abstract: This research is a study in dance with ederly leprosy patients living in a shelter in the city of Marituba-PA. The investigation has its starting point in the facts recordered in the memory of lived bodily experiences in artistic practices, specifically the carnival in the period in which they resided at the Leprosy Colony. The methodological procedures used here are the etnopesquisa, because the everyday interactions through direct observation and participation, as well as the use of laboratory reserach in movement, as estimulation to recollect and express the artistic experiences lived during the compulsory segregation period. I restrict myself to propose clues for further research in dance, so that the experiments produced in this study may become a scenic product.
Keywords: Dança
Idosos
Recreação
Colônia de hansenianos
Marituba - PA
Pará - Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Arte
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_MemoriasPeleProcesso.pdf4,9 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons