Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7926
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 27-Jun-2013
metadata.dc.creator: TAVARES, Mara Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Luizan Pinheiro da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: FRANCA-HUCHET, Patricia Dias
Title: A imagem por fora: uma experiência “verbivocovisual” pelos caminhos da errância
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: TAVARES, Mara Rodrigues. A imagem por fora: uma experiência “verbivocovisual” pelos caminhos da errância. Orientador: Luizan Pinheiro da Costa. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7926. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A linguagem fotográfica, quando chega ao limite de seu uso funcional, abre as potencialidades para a produção de uma nova imagem, uma abertura para o campo da arte, dentro do domínio das imagens. Uma imagem estrangeira. Tal qual a linguagem verbal que “sai” de seu uso corriqueiro para ser linguagem essencial. Quando esses processos de aberturas ou de dobras se realizam, pode-se dizer que essas estruturas sofrem um delírio em seus sentidos. Dentro dessa perspectiva, a presente pesquisa funda suas bases no conceito do fora para apontar um caminho de onde se pode pensar essas aberturas delirantes da imagem, assim como as visões dos paradoxos para observar como elas acontecem e a noção do devir para entender em que elas se transformam, com o objetivo de mostrar e narrar as interações que existem entre: fotografia-documento, fotografia-expressão, linguagem coloquial e linguagem essencial. Relações essas existentes na linguagem fotográfica e na linguagem literária, que compõem interfaces que se entrelaçam na pesquisa.
Abstract: The photographic language, when it reaches the limit of its functional use, opens the potential to produce a new image, an opening to the field of art, within the images estate. A foreign image. Just as verbal language that diverge from its everyday use to become essential language. When these opening or folding processes are held, it can be said that these structures undergo a delirium in their senses. Within this perspective, this research is based on the concept of the out to point a pathway from where you may think about these delusional openings of the image, as well as the views of the paradoxes to observe how they happen and the notion of becoming to understand from where they become, in order to show and narrate the interactions that exist between: photo-document, photo-expression, colloquial language and essential language. Existing relationships in the photographic and literary languages, interfaces that are entwined in the research.
Keywords: Fotografia
Arte e literatura
Linguagem fotográfica
Linguagem literária
Interpretação fotográfica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Arte
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ImagemPorFora.pdf3,43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons