Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/7936
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorROSÁRIO, Rosana Lobo-
dc.date.accessioned2017-03-21T12:35:23Z-
dc.date.available2017-03-21T12:35:23Z-
dc.date.issued2013-06-20-
dc.identifier.citationROSÁRIO, Rosana Lobo. Conexões em movimento: o ensino da técnica do ballet a partir dos princípios do método Gyrokinesis. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7936. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7936-
dc.description.abstractThe goal of this thesis is to develop a theoretical and practical study focusing in the connections between the exercises of the ballet and the principals of the GYROKINESIS® method. The authors approached as theoretical background for the ballet are Bertoni (1992), Caminada & Aragão (2006), Minden (2005) and Vaganova (1969); for the GYROKINESIS® method are Campbell & Milles (2006) and Renha (2010); for body awareness is Vianna (2005); and for Somatic Education are Feldenkrais (1977), Fortin (1998 and 1999), Hanna (1986) and Strazzacappa (2009 and 2012). The methodological approach used in this study and was applied to members of the extension project Connections: the fundamentals of Ballet and the principles of the method GYROKINESIS®. The participants of this study were students and former students of the dance program of the technical and teaching training degrees at the Escola de Teatro e Dança – ETDUFPA. The class met twice a week for 90 minutes. Photos, videos, testimony and reports of the participants documented the learning process for the research. Through the analysis of these materials, it was evident the connections experienced on the group’s development, what allows to clearly perceive the possibility of teaching the ballet technique in a more integrated fashion connected with the potential and limits of each student, opposing the rigid, exhausting and old school teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectDança - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBalépt_BR
dc.subjectEducação somáticapt_BR
dc.subjectGYROKINESIS® (método)pt_BR
dc.titleConexões em movimento: o ensino da técnica do ballet a partir dos princípios do método Gyrokinesispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.contributor.advisor1SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6144243746546776pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1019338730295362pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo teórico-prático para estabelecer conexões entre os exercícios do ballet e os princípios do método GYROKINESIS®. Os pressupostos teóricos utilizados nesta pesquisa, no que se refere ao ballet, encontram-se em Bertoni (1992), Caminada e Aragão (2006), Minden (2005) e Vaganova (1969); no que se refere ao método GYROKINESIS®, em Campbell e Milles (2006) e Renha (2010); sobre consciência corporal utilizo Vianna (2005), e na área de educação somática, Feldenkrais (1977), Fortin (1998 e 1999), Hanna (1986) e Strazzacappa (2009 e 2012). O recurso metodológico utilizado neste estudo foi a pesquisa-ação com os participantes do projeto de extensão Conexões: os fundamentos do Ballet e os princípios do método GYROKINESIS®. Os colaboradores deste estudo são alunos e ex-alunos dos cursos técnico e de licenciatura em dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPA. Os encontros foram realizados duas vezes na semana com duração de noventa minutos cada. As fontes de investigação utilizadas foram o registro através de fotos, vídeos, depoimentos e relatos dos participantes. Através da análise das conexões experimentadas, vislumbra-se a possibilidade do ensino da técnica do ballet mais integrado com o potencial e os limites do indivíduo, contrapondo ao ensino rígido e exaustivo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ConexoesMovimentoEnsino.pdf3,31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons