Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7967
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 17-Jun-2013
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Pamella Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: VIEIRA, Lia Braga
metadata.dc.contributor.advisor-co1: HENDERSON FILHO, José Ruy
Title: Ouvir e fazer música com compreensão: diagnóstico do desenvolvimento da percepção musical de licenciandos em música e indicações de softwares para superação de dificuldades
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: RODRIGUES, Pamella Castro. Ouvir e fazer música com compreensão: diagnóstico do desenvolvimento da percepção musical de licenciandos em música e indicações de softwares para superação de dificuldades. Orientadora: Lia Braga Vieira. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7967. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de pesquisa na área de Educação Musical, circunscrita ao tema do desenvolvimento da percepção em música. A pergunta norteadora da investigação consistiu em: como se apresenta o desenvolvimento da percepção musical de professores de música em formação? O objetivo foi de diagnosticar o desenvolvimento da percepção musical de licenciandos em música. Esta pesquisa se justifica pela contribuição para o desenvolvimento da compreensão musical na formação de futuros professores de música. Para tanto, adotou como principal fundamentação teórica Edwin Gordon (2000), que defende a Teoria da Aprendizagem Musical e a Audiação. A pesquisa foi desenvolvida por meio do estudo do caso da disciplina Percepção e Análise I do primeiro semestre de 2012 do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará, envolvendo os estudantes e a professora - papel assumido por esta pesquisadora. Os dados foram coletados por meio de observação e registrados em gravações de aulas e entrevistas. Os resultados indicaram interesses, aprendizados, necessidades e dificuldades, e levaram à indicação de softwares para o desenvolvimento da percepção musical.
Abstract: This research in the area of music education was written under the theme “The development of music perception”. The guiding question of this investigation is “How the development of music perception is presented in teachers under graduation?” The objective was to diagnose the development of music perception in students of music. This research is justified through the contribution to the development of music comprehension in the future of music teachers’ graduation. Therefore the theory of Edwin Gordon (2000) which supports the “Audition and music learning theory” was adopted. The research was developed through the case study of the subject “Perception and analysis I” (Percepção e Análise I) in the first semester of 2012 at the Faculty of Music in the University of Pará, involving the students and the teacher. The pieces of information collected from the observation, registered in records of classes and interviews showed interest, learning, necessities and difficulties which ended up in the indication of software for the development of the music perception.
Keywords: Música - Instrução e estudo
Aprendizagem musical
Percepção musical
Professor de música
Belém - PA
Pará - Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Arte
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_OuvirFazerMusica.pdf4,85 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons