Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8033
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 28-Apr-2015
metadata.dc.creator: MORHY, Sádie Saady
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
Title: A influência do aconselhamento linguageiro na trajetória de uma aluna de letras - inglês
Citation: MORHY, Sádie Saady. A influência do aconselhamento linguageiro na trajetória de uma aluna de letras - inglês. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Letras.
metadata.dc.description.resumo: A aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) implica a interconexão de diversos fatores que contribuem direta ou indiretamente no processo. No entanto, estudos sobre a aprendizagem se ressentem da falta de uma visão holística, que possa oferecer uma noção mais completa da trajetória dos estudantes. O aconselhamento é uma forma de apoio à aprendizagem que consiste em encontros entre o conselheiro e aluno, geralmente de forma individual (REINDERS, 2008). O conselheiro trabalha junto ao aluno como um facilitador, mentor, assessor, ajudante, agente de apoio e consultor (MOZZON-MCPHERSON, 2001). Esta dissertação de mestrado visa avançar no estudo sobre aconselhamento linguageiro e sua contribuição no processo de aprendizagem de uma LE. Pretendeu-se observar como o aconselhamento interfere na formação do aluno de Letras, Inglês da Universidade Federal do Pará, UFPA. Por meio de abordagem predominantemente qualitativa, este estudo de caso acompanhou um único sujeito, estudante de Letras, Inglês, durante dois anos letivos. Os dados foram coletados por meio da observação participante – aconselhamento – e incluem depoimentos, narrativas, entrevistas e relatórios. O material coletado foi analisado de acordo com os preceitos da Teoria da Complexidade (TC), que segundo Vasconcelos (2002), apresenta-se como um novo-paradigma e vai além do modelo newtoniano. A TC percebe a estabilidade dos fenômenos, do mesmo modo que reconhece que eles podem ser instáveis; além disso, leva em consideração a intersubjetividade entre os fenômenos. Isso leva a uma melhor compreensão dos processos de (trans)formação identitária e motivacional na aprendizagem de uma LE. Larsen-Freeman e Cameron (2008) consideram que na TC o conteúdo é visto como parte do sistema e não meramente como seu pano de fundo. A análise de dados mostrou que o aconselhamento contribuiu com a formação do aluno de Letras; conseguiu, também, perturbar sua trajetória de aprendizagem e desenvolver sua autonomia.
Abstract: Learning foreign languages (FL) implies the interconnection of several factors that contribute directly or indirectly in the process. However, studies on learning resent the lack of a holistic view, which can provide a more complete understanding of the trajectory of the students. Advising is a form of learning support that consists of meetings between the counselor and the student, usually individually (REINDERS, 2008). The counselor works with the student as a facilitator, mentor, adviser, helper, support staff and consultant (MOZZON-MCPHERSON, 2001). This dissertation aims at advancing the study on language advising and its contribution in the process of learning a foreign language. The purpose is to observe how advising interferes in the formation of a student of Letters, English, at UFPA. Through predominantly a qualitative approach, this case study follows a single subject, a language student of English, for two academic years. Data were collected through participant observation - advising - and includes testimonials, stories, interviews and reports. The material collected was analyzed according to the precepts of Complexity Theory (CT), which according to Vasconcelos (2002) is presented as a new paradigm and goes beyond the Newtonian model. CT accounts for the stability of phenomena at the same time that it recognizes that they may be unstable; in addition, it takes into account the inter-subjectivity between phenomena. This leads to a better understanding of the processes of identity and motivational (trans)formation in learning a foreign language. Larsen-Freeman and Cameron (2008) consider that the CT content is seen as part of the system and not merely as its background. Data analyses showed us that advising contributed to the formation of the student; it could also perturb her learning trajectory and develop the student’s autonomy.
Keywords: Linguística
Língua inglesa - Estudo e ensino (Superior)
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Teoria da complexidade
Aconselhamento linguageiro
Universidade Federal do Pará
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_InfluenciaAconselhamentoLinguageiro.pdf3,19 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons