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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 21-Dec-2015
metadata.dc.creator: TOMÁS, Alessandra Mendonça
metadata.dc.contributor.advisor1: SOSTHENES, Marcia Consentino Kronka
metadata.dc.contributor.advisor-co1: DINIZ, Cristovam Wanderley Picanço
Title: Condicionamento físico e desempenho em testes neuropsicológicos em adultos jovens
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas
Citation: TOMÁS, Alessandra Mendonça. Condicionamento físico e desempenho em testes neuropsicológicos em adultos jovens. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular.
metadata.dc.description.resumo: O Brasil é um País em período de transição demográfica com aumento expressivo da população acima de 65 anos, o que requer mudanças nas políticas públicas destinadas à saúde. O início precoce de cuidados específicos com a população adulta e jovem visando o envelhecimento bem-sucedido, pode representar redução futura de gastos públicos e menor incidência de doenças associadas ao envelhecimento, como as demências. Para prover subsídios às políticas de saúde baseadas em evidências, o presente trabalho investigou os efeitos do condicionamento físico no desempenho em testes neuropsicológicos automatizados selecionados para mensuração de funções de aprendizado, memória visuoespacial e linguagem. Foram avaliados 109 adultos jovens saudáveis de ambos os sexos, submetidos à anamnese; avaliação cognitiva global empregando o Mini exame do estado mental, testes de linguagem (incluindo fluência verbal e a lista de palavras da Bateria CERAD) e testes neuropsicológicos automatizados (Bateria CANTAB); avaliação da aptidão física (avaliação indireta do condicionamento cardiorrespiratório, resistência de membros inferiores, avaliação da agilidade, mensuração de índices perimétricos e antropométricos). Com base na estatística multivariada através da análise de conglomerados (método de Ward, Distância Euclidiana) os voluntários foram reunidos em três grupos, pareados por idade e escolaridade, para proceder-se o teste ANOVA um critério ou o Kruskall-Wallis, em caso de amostras com variâncias desiguais. Também foi realizada a análise de correlação, componentes principais e análise discriminante, a qual mostrou que o condicionamento cardiorrespiratório foi a variável que mais contribuiu para formação de agrupamentos. O nível de significância foi fixado em valores de p≤0,05. Foram constatadas diferenças significativas nos testes de fluência verbal semântica; nos testes de aptidão física incluindo frequência cardíaca de repouso, condicionamento cardiorrespiratório, resistência de membros inferiores e avaliação da agilidade e em testes neuropsicológicos da Bateria CANTAB (aprendizagem pareada - PAL e tempo de reação - RTI). A análise de correlação demonstrou apenas correlações fracas. Os resultados obtidos no presente estudo indicam que o desempenho em testes neuropsicológicos não pode ser predito pelo condicionamento físico de adultos jovens praticantes ou não de exercício físico regular. Entretanto, o condicionamento físico demonstrou estar associado com melhor desempenho em tarefas de atenção, memória visuoespacial e de aprendizado, mensuradas através do PAL e RTI.
Abstract: Brazil is a country in demographic transition period and significantly increased population over 65 years, which requires changes in public policies for health. The early onset of specific care to young adult population with a view to successful aging may represent future reduction of public and lower incidence of diseases associated with aging expenses such as dementias. To provide grants to health policies based on evidence, this study investigated the effects of physical fitness on performance in automated neuropsychological tests selected for measurement of learning functions, visuospatial memory and language. We evaluated 109 healthy young adults of both sexes, submitted to an interview; global cognitive assessment using the Mini Mental State Examination, language tests (including verbal fluency and word list of CERAD drums) and automated neuropsychological tests (Cantab Battery); assessment of physical fitness (indirect assessment of cardiorespiratory fitness, strength of lower limbs, agility assessment, measurement surround and anthropometric indices). Based on multivariate statistics by cluster analysis (Ward method, Euclidean distance) three groups divided volunteers, matched for age and education, to make up the ANOVA criterion or the Kruskal-Wallis, in the event of samples with unequal variances. In addition, the correlation analysis was performed, principal components and discriminant analysis, which showed that the cardiorespiratory fitness was the variable that most contributed to the formation of clusters. The level of significance was set at p ≤ 0.05 values. Significant differences were found in the semantic verbal fluency tests; in physical fitness tests including resting heart rate, cardiorespiratory fitness, lower limb strength and agility assessment and neuropsychological tests of Cantab Battery (paired learning - PAL and reaction time - RTI). The correlation analysis showed only weak correlations. The results obtained in this study indicate that fitness young adult practitioners or no regular exercise cannot predict performance on neuropsychological tests. However, the fitness shown to be associated with better performance on attention tasks, visuospatial memory and learning, measured through the PAL and RTI.
Keywords: Neurociências
Aptidão física
Neuropsicologia
Condicionamento físico
Avaliação neuropsicológica
Testes neuropsicológicos
Envelhecimento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA::FISIOLOGIA DO ESFORCO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Neurociências e Biologia Celular (Mestrado) - PPGNBC/ICB

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