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Type: Dissertação
Issue Date: 24-Feb-2013
Authors: SANTOS, João Paulo Siqueira dos
First Advisor: TAVARES, Maria Goretti da Costa
Title: A gestão do espaço turístico do Círio de Nazaré no município de Vigia-PA
Citation: SANTOS, João Paulo Siqueira dos. A gestão do espaço turístico do Círio de Nazaré no município de Vigia-PA. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Resumo: O turismo enquanto atividade social, econômica e cultural, possui a enorme capacidade de produzir e reproduzir o espaço geográfico, necessitando, então, de uma organização, ou melhor dizendo, de uma “gestão” desse espaço turístico sob a tutela de quem possui interesses sobre o mesmo. Os agentes produtores do espaço turístico compreendidos pelo Estado, a iniciativa privada e a sociedade local (FRATUCCI, 2009) criam espacialidades e contribuem para a dinâmica do espaço turístico que para Cruz (2006) é o objeto de consumo do turismo se referindo ao próprio espaço, objeto de interesse da Geografia enquanto ciência. Um dos objetivos deste trabalho é discutir como o Círio de Nossa Senhora de Nazaré se constiui como um constructo socioespacial, um recurso turístico (religioso, cultural etc.) que produz e reproduz espaços distintos e necessita de uma gestão, nesse sentido, exercida por agentes distintos. O cerne do objeto de pesquisa em questão será entender essa dinâmica dentro da gestão do espaço turístico que o Círio de Nazaré no município de Vigia proporciona para acontecer todos os anos no segundo domingo de setembro, bem como a produção de territorialidades pelos sujeitos envolvidos nessa trama social. Entender e analisar essa dinâmica nos proporcionará uma outra visão para que futuras políticas públicas de turismo possam vir a acontecer tendo uma compreensão mais holística sobre esse evento e sua gestão que serão estudados aqui.
Abstract: Tourism as social, economic and cultural activity, has a huge capacity to produce and reproduce the geographical space, requiring, then, an organization, or rather, a "management" of the tourism space with a those who have concerns about the same. Producers of touristic space, understood by the state, private initiative and local society (FRATUCCI, 2009) create spaces and contribute to the dynamics of the touristic space for which Cruz (2006) is the object of consumption of tourism referring to this space, point of Geographical interest as a science. One goal of this work is to discuss how the Cirio de Nossa Senhora de Nazare is constituted as a construct socio-space, a tourism resource (religious, cultural etc.) that produces and reproduces different space and requires a management, accordingly, carried out by different actors. The focal point for the object of the research in understanding this dynamic inside the space tourism management that the Cirio de Nazare in Vigia offers to happen every year on the second Sunday of September, as well as the territoriality production by the subjects involved in this plot social. Understand and analyze this dynamic give us another vision to the future public policies for tourism might happen with a more holistic knowledge about this event and management that is studied here.
Keywords: Turismo
Festas religiosas
Círio de Nazaré
Espaço turístico
Cultura e turismo
Vigia - PA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Appears in Collections:Dissertações em Geografia (Mestrado) - PPGEO/IFCH

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