Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/8304
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 16-Jan-2017
metadata.dc.creator: KÜHL, Ricardo Marino
metadata.dc.contributor.advisor1: ROCHA, Brigida Ramati Pereira da
Title: Geração de energia elétrica a partir dos resíduos do processo de beneficiamento do óleo de palma: uma abordagem sustentável para a recuperação de áreas degradadas no Estado do Pará
metadata.dc.description.sponsorship: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Citation: KÜHL, Ricardo Marino. Geração de energia elétrica a partir dos resíduos do processo de beneficiamento do óleo de palma: uma abordagem sustentável para a recuperação de áreas degradadas no Estado do Pará. 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
metadata.dc.description.resumo: O desmatamento, principalmente verificado, na região Amazônica, tem diminuído, entretanto as áreas desmatadas, por ações antrópicas, como o avanço da agricultura, ou pela abertura de pastos, ainda são um empecilho, visto que o processo de resiliência, demanda tempo para agir estas áreas. Neste viés, o Zoneamento Agroecológico, Produção e Manejo da Cultura de Palma de Óleo na Amazônia (ZAE-Dendê), avaliou as áreas degradadas na Amazônia Legal, visando o plantio de dendê para recupera-las, através das melhores práticas. O presente trabalho vai além, avaliando: a implantação da dendeicultura como forma de recuperação de áreas degradadas no estado do Pará; a geração de energia a partir dos resíduos do processo de beneficiamento do óleo de palma; bem como analisando o potencial de redução de dióxido de carbono por meio desta cultura. A metodologia utilizada para tal avaliação, perpassou pela seleção das áreas degradadas do estado do Pará como área de estudo, e a quantificação, baseada em referenciais teóricos, da produção de cachos de frutos frescos por hectare, a quantidade de resíduos produzida, a energia gerada a partir dos resíduos e o valor de fixação e emissão de CO2. Os resultados obtidos, concernente as emissões e a fixação de CO2, evidenciaram que a dendeicultura tem potencial de redução deste gás de efeito estufa, variando de 180 a 500 milhões de toneladas de CO2eq., retirados da atmosfera em um ciclo produtivo (25 anos), além de evitar a emissão de 550 a 2.204 milhões de toneladas de CO2eq. Já o potencial de geração de energia elétrica, verificada a partir da digestão anaeróbia do efluente líquido, varia de 212 a 531 TWh durante o ciclo produtivo do dendê. Estes dados atestaram a capacidade do dendê, por meio de seus resíduos, em tornar-se uma alternativa energética, bem como uma alternativa para a recuperação de áreas degradadas. Este trabalho, portanto, evidencia-se como um subsídio para a elaboração de um Planejamento Integrado de Recursos.
Abstract: The deforestation, mainly verified in the Amazon region, has declined, but deforested areas, due to anthropic actions such as agriculture, or pastures opening, are still a hindrance, since the resilience process requires time to act. In this bias, the Agroecological Zoning, Production and Management of Oil Palm Culture in Amazon (ZAE-Dendê), evaluated the degraded areas in the Legal Amazon, aiming the palm plantation to recover them, based on the best practices. The present work goes beyond, evaluating the implantation of palm oil as a way of recovering degraded areas in Pará; the power generation from palm oil processing residues; as well as analyzing carbon dioxide reducing potential. The methodology used, covered the selection of degraded areas in Pará as the study area. Based on theoretical references some data were consolidate: the production of fresh fruits bunches (FFB) per hectare, the amount of waste per tonne of FFB, power generated from the residues and CO2 value fixation and emission. The results related to the CO2 emissions and fixation showed that the palm oil culture has the potential to reduce a range from 180 to 500 million tons of CO2eq., in addition to avoiding emission of 550 to 2,204 million tons of CO2eq., in a production cycle (25 years). The power generation potential verified from the anaerobic digestion of the liquid effluent range from 212 to 531 TWh during a palm oil production cycle. These data attests palm oil residues to become an alternative energy resource, as well as an alternative to degraded areas recovery. Therefore, this work is a subsidy for an Integrated Resource Planning elaboration.
Keywords: Energia
Reaproveitamento (sobras, refugos, etc.)
Energia elétrica
Reflorestamento
Fontes alternativas de energia
Produção de energia elétrica
Dendeicultura
Biomassa
Planejamento energético
Desenvolvimento sustentável
Áreas degradadas
Desmatamento
Recuperação do meio ambiente
Geração de energia elétrica
Resíduo de biodisel do óleo de dendê
Beneficiamento do óleo de palma
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_GeracaoEnergiaEletrica.pdf2,43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons