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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 29-Mar-2016
metadata.dc.creator: CALLOU, Maria Lucirene
metadata.dc.contributor.advisor1: ALVES, Laura Maria Silva Araújo
Title: Instituição Pia nossa Senhora das Graças: assistência e educação de crianças pobres, órfãs e abandonadas em Belém (1943-1975)
Citation: CALLOU, Maria Lucirene. Instituição Pia nossa Senhora das Graças: assistência e educação de crianças pobres, órfãs e abandonadas em Belém (1943-1975). 2016. 149 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar a relevância assistencial, filantrópica e educativa da Instituição Pia Nossa Senhora das Graças no atendimento às crianças pobres, órfãs e abandonadas em Belém. Para tal pretende-se: 1) Identificar e analisar a finalidade política, educacional e religiosa da IPNSG; 2) Destacar as práticas educativas e de assistência voltadas ao atendimento à infância pobre; 3) Relacionar quais as ações de parceria a IPNSG realizou para se manter ativa na assistência e educação de crianças; 4) Caracterizar o perfil das crianças atendidas na IPNSG; O estudo localiza-se no campo da história das instituições educativas, onde será analisado pelo viés da História Cultural de Roger Chartier, que vê as relações sociais por meio das Práticas e Representações. A pesquisa é documental, utilizou-se como fontes históricas os Recortes de Jornais, Atas da Instituição, Balancetes, Estatutos, Relatórios, Fichas de Admissão das Crianças, Fotografias e Testamento de Ilda Martins, que tratavam sobre a Instituição. Após mapear o teor dos assuntos tratados nos documentos, elegeram-se as seguintes categorias de análise para esse estudo: Instituição, Infância, Assistência, Educação e Internato. A origem da IPNSG se dá com a criação da Associação da Juventude Antoniana (1943 a 1949), ligada a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e transforma-se em instituição no ano de 1950. A instituição promoveu muitas campanhas religiosas e tentativas de angariar recursos para a construção da Casa da Criança Pobre em Belém. Constatou-se que a partir de 1959 ocorre o atendimento de crianças em regime de internato e concluem-se as obras do prédio em 1961. Inicialmente a instituição atendia meninos e meninas de diversas idades, ofertava-se educação primária, ensinamentos religiosos cristãos, amparo material e educação doméstica somente para as meninas. Identificamos que a Instituição para se manter viva teve como principais convênios as parcerias com Secretaria de Educação, LBA, FBESP, FUNABEM, FUNPAPA, políticos e empresários. A partir de 1967 o atendimento em regime de internato é destinado somente às meninas e externato a ambos os sexos, ofertava-se o ensino primário, educação doméstica, amparo espiritual e material. A instituição surgiu em um período crítico em Belém, onde a saúde pública era precária e a pobreza era condição social recorrente entre as famílias belenenses. Assim, entre muitas famílias o internato era a solução para que as crianças pobres recebessem proteção e educação. A Instituição Pia Nossa Senhora das Graças baseada na doutrina cristã amparou, educou e protegeu crianças do abandono, da orfandade e da pobreza.
Abstract: This research aims to identify and analyze the relevance assistance, philanthropic and educational of the Instituição Pia Nossa Senhora das Graças in attendance poor children, orphans and abandoned in Belém. For this is intended to: 1). Identify and analyze the purpose political, educational and the religious IPNSG; 2) Highlight the educational practices and assistance for the attendance poor childhood; 3) Relate the partnership actions that the institution held to remain active in the assistance and education of children’s.; 4) Characterize the profile of children seen in IPNSG; The study is located in the field of history of the educational institution, it will be reviewed by the bias of Cultural History of Roger Chartier, who sees social relations through practices and representations. The research is documentary, was used as historical sources clippings newspapers, minutes of the institution, balance sheets, statutes, reports, children admission sheets, photos and testament of Ilda Martins, who treated on the institution. After mapping the content of the matters discussed in the documents, the following categories of analysis for this study were elected: Institution, Childhood, Assistance, Education and boarding school. The origin of IPNSG happens with the creation of Antoniana Youth Association (1943-1949), linked to the Order of Friars Minor Capuchins and becomes institution in 1950. The institution promoted many religious campaigns and attempted to raise funds for the construction of the poor child's home in Belém. It was found that from as 1959 start attendance of children in boarding school and finished the construction of the building in 1961. Initially the institution assisted boys and girls of different ages, gave primary education, Christian religious teachings, shelter materials and household education only for girls. We found that the institution remained active partnerships with Department of Education, LBA, FBESP, FUNABEM, FUNPAPA, politicians and businessmen. From 1967 onwards, the service in boarding is meant only to girls and day school for both sexes, was offered primary education, household education, spiritual support and material. The institution came at a critical time in Belem, where public health was precarious and poverty was recurrent social condition among resident families in the city Belém. Like this, the boarding school for many families was the solution to that poor children receive protection and education The Instituição Pia Nossa Senhora das Graças based on Christian doctrine, worked for educate and protect children of the abandonment, orphanhood and poverty.
Keywords: Educação infantil
História da educação
Assistência em instituições
Assistência à menores
Internato
Órfãos
Pia Nossa Senhora das Graças
Belém - PA
Pará - Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
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