Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8495
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 22-Jun-2015
metadata.dc.creator: PUREZA, Aurizete Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: SEIBT, Cezar Luís
Title: O diálogo no horizonte de H. G. Gadamer e o conhecimento em educação
Citation: PUREZA, Aurizete Rodrigues. O diálogo no horizonte de H. G. Gadamer e o conhecimento em educação. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo trata-se de uma dissertação de mestrado. Apresenta-se como pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa, sendo que o tratamento e lentes pelas quais se olha as questões levantadas aqui estão relacionadas à postura hermenêutica, na forma como esta é defendida e entendida por H. G. Gadamer. No decorrer do texto faz-se também um diálogo a partir das contribuições de Nadja Hermann e Flickinger, como autores com trabalhos que relacionam a Hermenêutica com a Educação. Ao compor este trabalho procura-se entender a concepção hermenêutica de Diálogo em Gadamer e sua relação com a Educação, no sentido de contribuir com os estudos sobre a relação dialógica favorável a busca de novos horizontes na construção do conhecimento na educação. O texto inicia com o título: “Abrindo o Diálogo”, onde se descortina a gênese deste estudo. Enfatiza as angústias e lacunas no percurso da formulação da temática. Também emergem nestas linhas de abertura as experiências profissionais vivenciadas por mim no cotidiano escolar enquanto professora, as quais sempre alimentaram o olhar curioso, movido por muitas perguntas, problematizando-a e culminando na temática ora apresentada. Ao longo do texto destacam-se aspectos que são colocados em jogo na discussão da construção do conhecimento em educação, dentre elas: a educação como diálogo, a relação entre os sujeitos no processo ensino/ aprendizagem e a constituição da escola pelas amarras da ciência moderna, problematizando a crescente dificuldade de diálogo, impedindo o cruzamento de horizontes do ser que ensina, o ser que aprende e o que se aprende. Ao concluir, sem esgotar a temática, as reflexões levantadas pelo conceito de Diálogo em Gadamer, apontam a educação como um acontecer que pode ser visto por diferentes olhares, outras possibilidade, outras racionalidades. Onde o diálogo é o olhar a partir da hermenêutica. Assim, o texto apresenta-se como uma possibilidade de que podemos olhar por outras frestas, fazer diferentes leituras do mundo, onde o conhecimento é sempre múltiplas possibilidades de interpretação. Revela um conhecimento dinâmico, no jogo da escuta e do falar, da valorização da pergunta em detrimento da resposta. Uma educação que faz da busca pelo conhecimento, não um fim, como produto a ser recebido, mas um diálogo que se dá no acontecer do encontro com o outro.
Abstract: This present study is a master’s degree thesis. It features itself as a qualitative bibliographical research, whereas the treatment and lens by which is seen the questions brought here are related to hermeneutic posture, in the form as it is defended and perceived by H. G. Gadamer. During the text a dialogue is done from contributions from Nadja Hermann and Flickinger, as authors with works that relate Hermeneutics with Education. When composing this work it is sought to understand the hermeneutical conception of Diologue in Gadamer and its relation with Education, to contribute with studies about the dialogic relation favorable to the search for new horizons in the construction of knowledge in education. The text initiates with the title: “Abrindo o Diálogo” (“Opening the Dialogue”), which reveals the genesis of this study. Emphasizes the anguish and gaps in the course of the route’s formulation. Also emerges in these opening lines professional experiences I lived in everyday school routine as a teacher, which always fueled the curious eyes, moved by so many questions, problematizing it and culminating in the theme presented here. Throughout the text it’s highlighted aspects that are put to test in the discussion of the construction of knowledge in education, among them: education as dialogue, the relationship between subjects in the process of teaching/learning and the formation of school by the moorings of modern science, problematizing the crescent difficulty of dialogue, preventing the crossing of horizons of the one that teaches, the one that learns and what it is learned. Concluding, without exhausting the theme, the reflections raised by the concept of Dialogue in Gadamer, points education as a happening which can be seen from different points of view, other possibilities, other rationalities. Which dialogue is the view from hermeneutics. In this way, the text presents itself as the possibility of looking through other cracks, making different readings about the world, where knowledge is always multiple possibilities of interpretation. Reveals a dynamic knowledge, inthe game of listening and speaking, the appreciation of the question in detriment of the answer. An education that makes the search for knowledge not an end, as a product to be received, but a dialogue that takes place in the meeting with the other.
Keywords: Educação
Hermenêutica filosófica
Gadamer, Hans Georg, 1900-2002
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_DialogoHorizonteHGGadamer.pdf453 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons