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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 18-Aug-2015
metadata.dc.creator: MATOS, Wanda Mara Meguins
metadata.dc.contributor.advisor1: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima
Title: Análise do Programa Ensino Médio Inovador no estado do Amapá no período de 2010 a 2014
Citation: MATOS, Wanda Mara Meguins. Análise do Programa Ensino Médio Inovador no estado do Amapá no período de 2010 a 2014. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação,intitulada “Análise do Programa Ensino Médio Inovador no estado do Amapá no período de 2010 a 2014”, tem como objetivo analisar a experimentação do Programa Ensino Médio Inovador no estado do Amapá, sobretudo, sua relação com a dinâmica curricular à luz do conceito de Inovação orientado pela ideia de integração. Trata-se de pesquisa documental, precedida de revisão bibliográfica, baseada na perspectiva crítico dialética, instigada pela necessidade de análise das propostas curriculares que orientaram a prática do Programa em uma das oito escolas que iniciaram sua experimentação no estado do Amapá a partir do ano de 2010, bem como do monitoramento dos indicadores de rendimento e movimento dos primeiros alunos que cursaram o ensino médio neste estado entre os anos de 2010 e 2012, indicadores estes apontados no texto base do Programa como uma das estratégias de avaliação do ProEMI. Para compreender o objetodesta pesquisa, elegeu-secomo aporte metodológicoa abordagem do ciclo de políticas de BALL e BOWE (1992). Os resultados desta pesquisa revelaram que, apesar de o ProEMI ter estimulado práticas pedagógicas diversificadas e interessantes na escola Gabriel de Almeida Café, as finalidades de ensino continuaram as mesmas ; a escola passou a se orientar por dois tipos de currículo: um disciplinar e outro não disciplinar, ambos com foco na preparação dos alunos para o ENEM, reforçando a fragmentação ao contrário da integração; os indicadores de rendimento e movimento revelaram descontinuidades, a reprovação e o abandono mostraram-se altos nos três primeiros anos de experimentação do Programana maioria das escolas; desta forma, concluímos que ao reforçar a fragmentação curricular na escola analisada e reafirmar a predominância do caráter preparatório do Ensino Médio, as propostas ora analisadas, apesar de interessantes,tem pouca força inovadora.
Abstract: This dissertation, entitled "High School Program Analysis Innovative in the state of Amapá in the period 2010 to 2014", aims to analyze the trial Innovative School Program in the state of Amapá, above all, their relationship with the dynamic curriculum in the light of concept of innovation-driven integration idea. This is documentary research, preceded by literature review, based on critical dialectical perspective, prompted by the need to review the curriculum proposals that guide the practice of the program in one of eight schools who began their trial in the state of Amapá from year 2010, and the monitoring of performance indicators and movement of the first students who attended high school in this state between the years 2010 and 2012, these indicators pointed in the Program text as a basis of assessment strategies of this program. To understand our object, we elected as methodological contribution to our research's approach BALL policy cycle and BOWE (1992). The research results revealed that, although the ProEMI have stimulated diverse and interesting pedagogical practices in school Gabriel Almeida Café, educational purposes remained the same; the school has to be guided by two types of curriculum: disciplinary and other non-disciplinary, both with a focus on preparing students for the ENEM, reinforcing fragmentation instead of integration; performance indicators and movement revealed discontinuities, reprobation and abandonment proved to be high in the first three years of the trial program in most schools; therefore, we conclude that by strengthening the curriculum fragmentation in the analyzed school and reassert the dominance of the preparatory character of high school, the proposals now analyzed, although interesting, has little innovative strength.
Keywords: Educação e Estado
Educação - Políticas públicas
Ensino médio
Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)
Inovação curricular
Amapá - Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

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