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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8623
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 23-Nov-2012 |
Autor(es): | MOURA, Vânia Raposo de |
Primeiro(a) Orientador(a): | MELO, Gustavo da Silva Vieira de |
Título: | Ruído e configuração espacial urbana: estudo de caso em Belém-PA |
Título(s) alternativo(s): | Noise and urban spatial configuration: a case study in Belém-PA |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | MOURA, Vânia Raposo de. Ruído e configuração espacial urbana: estudo de caso em Belém-PA. Orientador: Gustavo da Silva Vieira de Melo. 2012. 158 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8623. Acesso em:. |
Resumo: | Grande parcela da população que habita os centros urbanos já sofreu ou vem sofrendo por problemas decorrentes do ruído urbano, devido, dentre outros fatores, especialmente à proximidade de vias de tráfego intenso de veículos. Estudos em diversas áreas de conhecimento vêm apresentando os possíveis malefícios causados aos indivíduos em consequência ao grande tempo em que ficam submetidos a elevados níveis de ruído. Sob esse prisma, o ruído passa a ser um problema social e torna-se necessário que seja feito o seu controle para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Atualmente, esse controle vem sendo feito principalmente por iniciativas particulares, por meio da isolação acústica dos ambientes internos. Em se tratando dos ambientes externos às edificações, poucas medidas têm sido tomadas. Os estudos a esse respeito revelam conflitos entre as diretrizes urbanísticas para o planejamento, uso e ocupação do solo e o conforto acústico. O objetivo principal deste trabalho é estudar as interações entre ruído urbano (em especial, o ruído de tráfego) e a configuração espacial urbana, utilizando uma região do bairro do Marco, em Belém-PA, às proximidades da Avenida Almirante Barroso, como campo experimental. Para tanto foi criada uma metodologia baseada em teorias e em normas que abordam esse tema e que possibilitam a obtenção de índices característicos (rugosidade, porosidade e centralização) da massa edificada. A comparação destes índices com os níveis sonoros obtidos a partir dos valores coletados in loco (com o auxílio de um aparelho medidor de nível de pressão sonora), favorece a identificação das características físicas da forma urbana que influenciam no ambiente sonoro exterior e podem servir como subsídios ao planejamento e desenho das cidades, impedindo a formação de futuras áreas de extrema insalubridade sonora. |
Abstract: | A large portion of the population that lives in urban centers has already suffered or is suffering from problems caused by urban noise, especially due to, among other factors, the proximity of roads of intense traffic of vehicles. Studies of several areas of knowledge are presenting possible harms caused to people as a consequence of a long exposure to high noise levels. Under this point of view, noise has become a social problem, implying the necessity to make its control to improve the quality of life for citizens. Lately, this control has been done mainly by private initiatives, through the internal ambient sound insulation. Regarding the external environment, few measures were taken. Studies about this reveal conflicts between the urban guidelines for the urban development, land use and occupation and the acoustic comfort. The main objective of this work is to study the interactions between urban noise (especially regarding traffic noise) and urban space configuration, using as experimental field an area of Marco neighborhood, in Belém-PA, near Almirante Barroso Avenue. For this, a methodology was created based on standards and theories that approach this theme and makes it possible to obtain built mass characteristic indexes (roughness, porosity, concentration and porosity). The comparison of these indexes with sound levels obtained through “in loco” collected data (using a sound pressure level meter), allow the identification of the urban form physical characteristics that influence external sound environment and that can serve as subsidies to the planning and design of the cities, preventing the formation of extremely unhealthy sound areas. |
Palavras-chave: | Ruído urbano Planejamento urbano Ruído de tráfego Isolamento acústico Tratamento acústico Urban noise Town planning Traffic noise Soundproofing Acoustic treatment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Arquitetura e Urbanismo (Mestrado) - PPGAU/ITEC |
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