Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8659
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 19-Dec-2016
Authors: SILVA, Natasha Kerolen Leite da
First Advisor: SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
Title: Diálogos de luz: a artista-iluminadora-pesquisadora em busca da visibilidade poética da luz
Citation: SILVA, Natasha Kerolen Leite da. Diálogos de luz: a artista-iluminadora-pesquisadora em busca da visibilidade poética da luz. 2016. 260 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Artes.
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida no curso de Mestrado em Artes do PPGARTES/UFPA, compreende o trajeto criativo da autora, artista-iluminadora-pesquisadora. A proposta trata da importância da iluminação cênica como linguagem e perpassa a inquietação que parte de experiências da autora como bailarina e desemboca em seu processo artístico como iluminadora, observadora e coparticipante da cena, fazendo um apanhado teórico sobre a função expressiva, estética identificadas na iluminação cênica e os atos performativos imbricados no fazer artístico do iluminador. Partindo de experimentações da artista, aprofundando exercícios vivenciados nas disciplinas do mestrado, a autora propõe o esboço de um dispositivo metodológico, na significação de uma poética como programa de arte, denominando assim como a Poética dos Elementos a partir da associação dos elementos na natureza (água, terra, ar, fogo e éter) com os aportes teóricos que embasam o estudo, quais sejam: a visibilidade, de Calvino; pelo “pensar por imagens” com os arquétipos de elementos da natureza propostos por Bachelard e a ideologia de Trajeto Criativo, de Sônia Rangel. A dissertação apresenta como proposição para a criação em iluminação cênica, a estratégia deste dispositivo metodológico, que está diretamente relacionada com a operacionalização do processo criativo, sendo apontadas aí as ações performáticas do fazer artístico, antes da performance do iluminador cênico.
Abstract: This research, developed in the course of Master of Arts of PPGARTES / UFPA, comprises the creative path of the author, artist-illuminator-researcher. The proposal deals with the importance of stage lighting as a language and it goes through the restlessness that starts from the author 's experiences as a dancer and ends in her artistic process as an illuminator, observer and coparticipante of the scene, making a theoretical collection about the expressive function, aesthetics identified in enlightenment and the performative acts imbricated in the artistic making of the illuminator. The author proposes the outline of a methodological device, in the meaning of a poetics as an art program, thus calling the Poetics of the Elements from the association of elements in nature Water, earth, air, fire and ether) with the theoretical contributions that support the study, namely: visibility, by Calvin; By "thinking for images" with the archetypes of elements of nature proposed by Bachelard and the ideology of Creative Path, by Sônia Rangel. The dissertation presents as a proposition for the creation in scenic lighting, the strategy of this methodological device, which is directly related to the operationalization of the creative process, being pointed there the performance actions of artistic making, before the performance of the scenic illuminator.
Keywords: Artes cênicas
Iluminação cênica
Iluminação teatral
Poética
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Ciências da Arte
Program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_DialogosLuzArtista.pdf3,95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons