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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 11-Jul-2016
metadata.dc.creator: MORAES, Roble Carlos Tenório
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Marilena Loureiro da
Title: As possibilidades da inserção da Educação ambiental em unidades de conservação: o caso da reserva extrativista “Ipaú-Anilzinho” na Amazônia tocantina
Citation: MORAES, Roble Carlos Tenório. As possibilidades da inserção da Educação ambiental em unidades de conservação: o caso da reserva extrativista “Ipaú-Anilzinho” na Amazônia tocantina. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta-se com a temática da Educação Ambiental em Área Protegida (Reserva Extrativista) que compõe o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC, Lei nº 9.985 de 18 de julho de 2000). O lócus de pesquisa foram as Comunidades de Joana Peres e Anilzinho que compõe a Reserva Extrativista Ipaú-Anilzinho localizada no munícipio de Baião/PA no nordeste paraense. Teve como objeto as ações de educação ambiental desenvolvidas pelo ICMBio na RESEX Ipaú-Anilzinho e a problemática pautada na indagação de como as ações de educação ambiental enquanto política pública no contexto de unidade de conservação se relacionam com a gestão da RESEX e contribuem com o desenvolvimento local das comunidades. O campo de análise da educação ambiental não esteve detido na educação formal escolar e sim de uma educação não formal e informal que se apresenta no escopo das ações que são desenvolvidas pelo ICMBio e das atividades das populações da RESEX. Nesta pesquisa utilizou-se o materialismo histórico-dialético como perspectiva teórica, e na ancoragem da abordagem qualitativa, que permite aos investigadores qualitativos compreender os seus métodos no contexto histórico. Ancoramo-nos na discussão da teoria crítica como campo de embasamento teórico e a análise foi realizada por meio do método marxista que norteou a pesquisa considerando os elementos marxistas calcados na dialética, na historicidade e na mediação. Por meio da fundamentação do método refletimos sobre os incursos ambientais voltados para: a crise ambiental, a constituição dos espaços de proteção ambiental, bem como seus processos de instituição da educação ambiental como mediadora de ações nesta área para a construção da sustentabilidade ambiental, envolvendo comunidades tradicionais e o poder público que gerem esses espaços. Avanços e retrocessos foram identificados e na análise de conteúdo identificamos que apesar das dificuldades empreendidas tanto pelo poder público, quanto das populações tradicionais, houve avanços com a criação da reserva extrativista, identificamos que a Politica Nacional de Educação Ambiental está presente nas ações do ICMBio por meio do Programa Nacional de Educação Ambiental e as ações do órgão gestor surtem efeitos e contribuem para o desenvolvimento da reserva, além disso outras situações afloraram e precisam serem sanadas como, os conflitos que dificultam a gestão da UC por situações que vão da extração ilegal de madeira, ausência da associação mãe da reserva, a divisão da reserva em polos (Norte e Sul), resistência à presença e ações do ICMBio por parcela de moradores, ausência de uma proposta pedagógica na escola que considere a área de reserva, plano de manejo não aprovado, permanência de assentamentos e de populações não tradicionais na RESEX, entre outras situações apontadas no trabalho. A pesquisa possibilitou a compreensão da dualidade homem/natureza e por certo contribuirá em novos olhares para auxiliar na construção de possíveis propostas de interversão da educação ambiental para gestão mais eficiente da UC.
Abstract: This work presents the issue about Environmental Education in Protected Area (extractive reserve) which holds the Conservation Units of the National System (CUNS, Law 9.985, July 18th, 2000). The lócus of research were Joana Peres and Anilzinho Communities which holds Ipaú-Anilzinho Extractive Reserve located in Baião/Pa Municipality in the Northeast of Pará. It had as fact the environmental education actions developed by ICMBio at RESEX Ipaú-Anilzinho and the matter listed as question of how actions of environmental education as public politics in sense of conservation unit are related with RESEX management and how they contribute to the local development of the communities. The environmental education analysis field was not stuck on schooling formal education but on informal and non-formal education that presents the actions target developed by ICMBio and the populations’ activities from RESEX. In this research it was used historical-speech materialism with theory perspective, and qualitative approach, that permits to the qualitative supervisors understand their methods in historical context. We supported the discussion of critical theory as theoretical field foundation and the analysis was made through Marxism method which guides the research considering Marxism elements inserted into speech, history and mediation. By the method substantiation we thought about environmental incursion directed to: environmental crisis, environmental protection space constitution, as well as their environmental education of institution processes as mediator of actions in this area for environmental sustainability construction, involving traditional communities and public force which manage these spaces. Advance and backspace were identified and at the content analysis we identify that besides the difficulties undertaken as public force as traditional populations, there were advances with the creation of extractive reserve, we also identify that the Environmental Education National Politic is present on ICMBio actions through Environmental Education National Program and the actions of the managing body have effects and contribute to the development of the reserve, in addition other situations have surfaced and need to be remedied as, the conflicts that make difficult the management of the UC by situations that go from the illegal extraction of wood, absence of reserve's parent association, the division of the reserve into poles (North and South), resistance to ICMBio's presence and actions by a portion of residents, absence of a pedagogical proposal in the school that considers the reserve area, management plan not approved, permanence of settlements and non-traditional populations in the RESEX, among other situations pointed out in the work. The research made possible understanding of the duality of man / nature and will certainly contribute in new perspectives to help in the construction of possible proposals of intervention of environmental education for more efficient management of the UC.
Keywords: Educação ambiental
Educação não formal
Reservas naturais
Populações Tradicionais
Reserva Extrativista Ipaú-Anilzinho - PA
Politica Nacional de Educação Ambiental
Reserva Extrativista (RESEX)
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Baião (PA)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTAL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

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