Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8748
Compartilhar:
Type: Tese
Issue Date: 6-Jan-2017
Authors: CALVÃO , Lenize Batista
First Advisor: LOPES, Maria Aparecida
First Co-Advisor: JUEN, Leandro
Title: Padrão de distribuição de Odonata (Insecta) em sistemas aquáticos com exploração de madeira na Amazônia Oriental: seleção de microhabitat e características morfológicas das libélulas
Sponsor: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: CALVÃO, Lenize Batista. Padrão de distribuição de Odonata (Insecta) em sistemas aquáticos com exploração de madeira na Amazônia Oriental: seleção de microhabitat e características morfológicas das libélulas. 2016. 118 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Zoologia.
Resumo: As comunidades biológicas estão distribuídas de forma espacialmente estruturada nos sistemas aquáticos, de modo que a perda de integridade do hábitat pelas ações antrópicas e as restrições impostas pelas características morfológicas das espécies, contribuem para o padrão existente da metacomunidade no ambiente. Os sistemas hídricos constituem bons modelos para identificar os processos que participam da distribuição local dos organismos. Os tributários desses sistemas, estão dispostos em uma rede dendrítica sob a restrição de múltiplas condições ambientais e são muito sensíveis as modificações que ocorrem na bacia de drenagem. Essas modificações são, principalmente, aquelas resultantes das atividades humanas, que em geral, culminam na perda da biodiversidade residente. Na região amazônica a exploração de madeira tem sido considerada uma das principais atividades que provoca altas taxas de desmatamento. Para reduzir os efeitos drásticos no ambiente, algumas técnicas de manejo florestal, como manejo de Impacto Reduzido (MIR), têm sido implementadas com o intuito de extrair a matéria prima do ambiente natural e promover a conservação das espécies e dos processos necessários ao funcionamento do ecossistema. Por outro lado, a exploração sem controle, conhecida como exploração convencional, altera a morfologia do canal dos ecossistemas aquáticos, reduz a cobertura vegetal e aumenta a entrada de sedimento fino, ocorrendo geralmente a alteração dos parâmetros aceitáveis físicos-químicos-microbiológicos água. Buscando avaliar os efeitos da extração madeireira na biodiversidade aquática, utilizaremos a ordem Odonata como organismo modelo, em virtude da sua sensibilidade às modificações no ambiente aquático, alta diversidade de espécies e serem associadas a diversos tipos de ambientes aquáticos, bem como viver na interface com o ambiente terrestre. O objetivo da tese é avaliar o padrão da distribuição das espécies de Odonata nos sistemas hídricos que se encontram distribuídos em áreas submetidas à exploração de madeira convencional ou de impacto reduzido na região Amazônia Oriental. Para responder a esse objetivo a tese foi dividida em três capítulos, cujos objetivos são: (i) Avaliar se a diversidade de Odonata diminui nas áreas com exploração convencional de madeira, e, identificar quais são as variáveis abióticas que estruturam a composição de Odonata. (ii) Avaliar a intensidade dos fatores ambientais e espaciais na distribuição das espécies de Odonata nos igarapés amostrados e verificar se ocorre um turnover taxonômico de espécies em áreas naturais (íntegras). (iii) Avaliar quais são as estruturas morfológicas da ordem Odonata que estão associadas com o gradiente ambiental nos três tratamentos (referência (REF), manejo de impacto reduzido (MIR) e corte convencional (CC)).
Keywords: Zoologia aplicada
Ecomorfologia
Florestas tropicais - Conservação
Manejo florestal
Insetos aquáticos
Odonata - Habitat
Libélula
Amazônia oriental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA FLORESTAL
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
MPEG
Department: Instituto de Ciências Biológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Zoologia
Appears in Collections:Teses em Zoologia (Doutorado) - PPGZOOL/ICB

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_PadraoDistribuicaoOdonata.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons