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dc.creatorSOUSA, Jeandersonn Pereira de-
dc.date.accessioned2017-07-12T14:36:51Z-
dc.date.available2017-07-12T14:36:51Z-
dc.date.issued2017-04-17-
dc.identifier.citationSOUSA, Jeandersonn Pereira de. O belo e o sublime em Kant nas fases pré-crítica e crítica: ruptura ou continuidade? 2017. 159 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Filosofia.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8827-
dc.description.abstractThe objective of this study is to investigate the concepts of the Beautiful and the Sublime in Kant by means of the confrontation between two works of his aesthetic philosophy: one of the pre-Critical period, the Observations on the Feeling of the Beautiful and the Sublime of 1764, and the other of the Critical period, the Critique of the Faculty of Judge of 1790. The central question to be investigated in this research is the following: there is rupture or conceptual continuity in Kant's reflection on the beautiful and the sublime in these two works belonging to distinct periods of his philosophy? The path followed to clarify this problem was divided into three stages: 1) to analyze and discuss how the concepts of the beautiful and the sublime constitute the work of the pre-critical phase; 2) to examine and to discuss how the concepts of the beautiful and the sublime constitute the work of the critical phase; 3) Identify and present, the similarities and dissimilarities, in the treatment of matter in the two works in particular. At the end of this study, the thesis will be defended that, despite subjectivity appearing in the first writing and being an essential part of the second writing, because it characterizes the ground of determination in the subject through the feeling of pleasure and displeasure, the comparison Between the two writings he considers that there is a rupture, much more than a continuity, in Kant's way of thinking the concepts of the beautiful and the sublime in the said works.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofia alemãpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEstética alemãpt_BR
dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectBelo e Sublime - Kantpt_BR
dc.titleO belo e o sublime em Kant nas fases pré-critica e crítica: ruptura ou continuidade?pt_BR
dc.title.alternativeThe beautiful and the sublime in Kant in the pre-Critical and Critical phases: rupture or continuity?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::ETICApt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Luís Eduardo Ramos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7892900979434696pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4012873250497080pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é investigar os conceitos do belo e do sublime em Kant por meio do confronto entre duas obras da sua filosofia estética: uma do período pré-crítico, as Observações sobre o sentimento do belo e do sublime de 1764, e a outra do período crítico, a Crítica da Faculdade de Julgar de 1790. A questão central que se pretende investigar nesta pesquisa é a seguinte: há ruptura ou continuidade conceitual na reflexão de Kant sobre o belo e o sublime nestas duas obras pertencentes a períodos distintos da sua filosofia? O caminho seguido para esclarecer este problema foi dividido em três etapas: 1) analisar e discutir como os conceitos do belo e do sublime se constituem na obra da fase pré-crítica; 2) examinar e dissertar como os conceitos do belo e do sublime se constituem na obra da fase crítica; 3) Identificar e apresentar, as semelhanças e as dessemelhanças, no tratamento da matéria nas duas obras em particular. Ao final deste estudo, defender-se-á aqui a tese de que, apesar da subjetividade aparecer no primeiro escrito e ser parte essencial no segundo escrito, por caracterizar o fundamento de determinação no sujeito por meio do sentimento de prazer e desprazer, o cotejo entre os dois escritos considera haver uma ruptura, muito mais que uma continuidade, no modo de Kant pensar os conceitos do belo e do sublime nas referidas obras.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Filosofia (Mestrado) - PPGFIL/IFCH

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