Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9236
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 27-Aug-1998
Authors: COLARES, Anselmo Alencar
First Advisor: LOMBARDI, José Claudinei
Title: Sociedade e educação em Santarém - PA: estudo do período em que o município foi de segurança nacional (1969/1984)
Sponsor: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: COLARES, Anselmo Alencar. Sociedade e educação em Santarém - PA: estudo do período em que o município foi de segurança nacional (1969/1984). 1998. 207 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 1998. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9236>. Acesso em:.
Resumo: O presente trabalho, constitui-se em um estudo da sociedade e da educação no município de Santarém-PA, no período em que foi área de segurança nacional (1969-1984). Em sentido amplo, objetiva-se reconstruir a história de tal forma a permitir que se compreenda o controle exercido pelos governos militares através dos investimentos, da repressão e de outros mecanismos como a educação, assim como as contradições presentes ao longo do citado período. A decretação do município como "área de interesse da segurança nacional" não foi um ato isolado. Fez parte de um conjunto de determinações políticas e económicas. Ressalvadas as particularidades locais e regionais, Santarém incluía-se na estratégia de segurança e desenvolvimento, consubstanciada nos grandes projetos de "integração" nacional. Isto motivou a busca de compreensão de como a ideologia contida na Doutrina de Segurança Nacional se fez presente na vida da população e, especialmente, na sua formação educacional. Questões como a relação educação/desenvolvimento, teoria do capital humano, tecnicismo, ensino profissionalizante, entre outras, são abordadas no trabalho. Utilizando-se dados quantitativos, procura-se demonstrar a evolução do atendimento escolar através do número de matrículas, mas também o déficit que foi sendo acumulado no período, principalmente como decorrência do acentuado aumento populacional que o município registrou, face ao desenvolvimento promovido pelos Governos Militares. As fontes utilizadas (documentos, jornais, entrevistas, publicações diversas) possibilitaram identificar e descrever formas de reação ao regime militar desenvolvidas em Santarém, principalmente como resultado da ação organizacional e educativa realizada por instituições, movimentos sociais e populares influenciados no discurso e na ação do setor progressista da Igreja Católica. Como exemplos dessas formas de reação, destacam-se o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Associação dos Estudantes e a Associação dos Professores de Santarém.
Keywords: Educação
Segurança nacional
Governo militar
Movimentos sociais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Campinas
Institution Acronym: UNICAMP
Department: Faculdade de Educação – FE/UNICAMP
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UNICAMP
metadata.dc.source.uri: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252341
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGE/UNICAMP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_SociedadeEducacaoSantarem.pdf10,82 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons