Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9367
Tipo: Dissertação
Data do documento: 30-Mar-2016
Autor(es): SOUZA, Lucimery Ribeiro de
Primeiro(a) Orientador(a): LAGE, Danila Gentil Rodriguez Cal
Título: O museu na era virtual: uma análise sobre os processos comunicativos on-line do Museu da UFPA
Agência de fomento: 
Citar como: SOUZA, Lucimery Ribeiro. O museu na era virtual: uma análise sobre os processos comunicativos on-line do Museu da UFPA. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9367>. Acesso em:.
Resumo: Objetiva-se analisar como a instituição museológica interage por meio de redes sociais on-line com seus públicos e como os agentes responsáveis compreendem esse processo comunicativo levando em consideração a função social dos museus e a necessidade de promoção do diálogo com a sociedade. Para realizar essa reflexão, investiga-se o Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), situado em Belém (PA). Como fundamentação teórica, recorre-se às reflexões feitas a partir de literaturas referentes aos campos da Comunicação (BRAGA; FRANÇA; MARTINO; RECUERO) e da Museologia (CARVALHO; CURY; GUARNIERI; MUCHACHO; SCHEINER). Como procedimentos metodológicos para coleta de dados, destacam-se duas técnicas principais: a observação direta assistemática e sistemática nas redes sociais Facebook e Instagram apropriadas pelo Museu da UFPA e entrevistas a partir de roteiros semiestruturados junto aos sujeitos envolvidos na produção e circulação dos conteúdos publicados nos ambientes virtuais ligados ao MUFPA. Conclui-se que o modo como o MUFPA faz uso dos ambientes on-line estudados proporciona ampliação e fortalecimento dos laços sociais locais estabelecidos virtualmente, por meio da prática de postagens cujos conteúdos retratam aspectos regionais e cenas do dia-a-dia do museu. A manutenção dessa prática pode proporcionar que os laços estabelecidos no ciberespaço sejam redimensionados ao espaço físico do museu, com potencial em ressignificar a dinâmica de visitação presencial do circuito de museus na cidade de Belém. Analisar o museu como objeto permite um alargamento das perspectivas da área de Comunicação e Museologia, e aponta a necessidade de pesquisas posteriores que investiguem de modo mais amplo as instituições museológicas como medium, por exemplo, a comunicação na experiência de visita ao museu, as dinâmicas e o museus e seus diferentes públicos, dentre outras possibilidades.
Abstract: The objective is to analyze how the museological institution interacts through on-line social networks with its public and how the responsible agents understand this communication process taking into account the social function of museums and the need to promote dialogue with society. To accomplish this reflection, it investigates the Museum of the Federal University of Pará (MUFPA), situated in Belém (PA). As theoretical foundation, it is used the reflections made from literature relating to the Communication (BRAGA; FRANÇA; MARTINO; RECUERO) and the Museology field (CARVALHO; CURY; GUARNIERI; MUCHACHO; SCHEINER). As methodological procedures for data collection, two main techniques are highlighted: the direct observation unsystematic and systematic of social networks Facebook and Instagram appropriated by the Museum of UFPA and interviews from semi-structured scripts with the subjects involved in the production and circulation of the content published in the virtual environments connected to MUFPA. It concludes that the way MUFPA makes use of the studied on-line environments provides expansion and strengthening of the local social ties established virtually, through the practice of posts whose contents portray regional aspects and scenes of the day-by-day of the museum. The maintenance of this practice may provide that the links established in cyberspace are scaled to the physical space of the museum, with potential to reframe the dynamics of presential visitation of the museum circuit in the city of Belém. Analyze the museum as an object allows an extension of the perspectives of Communication and Museology area, and points the necessity for further research that investigate more broadly the museological institutions as a medium, for example, the communication in the experience of the visit to the museum, the dynamic and the museums and its diferente public, among other possibilities.
Palavras-chave: Comunicação
Redes sociais
Museu
Facebook
Instagram
Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MuseuEraVirtual.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons