Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9499
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 31-Aug-2017
metadata.dc.creator: SILVA, Michelle Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: FELIPE, Eliana da Silva
Title: A profissionalização docente no âmbito da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: da valorização à precarização do trabalho de professores
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: SILVA, Michelle Castro. A profissionalização docente no âmbito da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: da valorização à precarização do trabalho de professores. 2017. 201 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9499>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa insere-se nos debates sobre profissionalização docente. Apresenta como objeto de estudo a formação continuada à luz do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar a proposta de formação continuada do programa PNAIC e sua relação com o modelo de profissionalização docente consolidado no contexto da Reforma do Estado brasileiro. Os objetivos específicos consistem em registrar os impactos da Reforma do Estado brasileiro, sobretudo as reformas educacionais, na configuração histórico-social da profissionalização docente; identificar as perspectivas de formação continuada consolidadas no interior das reformas educacionais e sua incorporação à proposta de formação continuada do PNAIC; analisar a perspectiva de profissionalização do PNAIC e as repercussões dessa formação continuada na valorização e no desenvolvimento profissional de professores de escolas públicas da Região Metropolitana de Belém. A investigação fundamentou-se na abordagem qualitativa. Após revisão de literatura procedemos à análise documental e ao estudo campo. Como procedimentos e instrumentos para coleta de dados em campo, utilizamos questionários e entrevista semiestruturada. Para análise e compilação dos dados capturados utilizamos os recursos da análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa foram professores que trabalham no ciclo de alfabetização e participam da formação continuada do PNAIC. Os resultados evidenciam que no contexto da Reforma do Estado a profissionalização docente foi alçada à política de Estado, demarcada por uma cultura de desempenho e de resultados. Nesse panorama a formação continuada está sendo pensada e desenvolvida, exclusivamente, por meio de programa de treinamento e atualização com objetivos bem delimitados, que priorizam alguma área de conhecimento e carregam consigo similaridades quanto aos aportes teóricos e metodológicos. A instituição do PNAIC aprofunda essa lógica de formação continuada ao constituir-se como programa de formação em massa, dada a sua abrangência, e intensificou estratégias formativas direcionadas a atender a política de avaliação em larga escala do MEC. Entretanto, essas estratégias formativas são propositalmente eclipsadas pela intengibilidade do programa ao incorporar debates, princípios e concepções de educação e formação de caris democrática e emancipadora, mas ao concretizá-los condiciona-os ao determinismo do capital mundial. A profissionalização docente no âmbito da formação continuada do PNAIC retém muitos aspectos que sinalizam para a valorização dos professores, mas que ao serem efetivados, tais aspectos reforçam a precarização do trabalho dos professores.
metadata.dc.description.resumen: A presente investigación se insere nos debates sobre la profesionalización docente. Presenta como objeto de estudio una formación continuada a la luz del Pacto Nacional por la Alfabetización en la Idade Certa (PNAIC). Objetivo general de la investigación consistió en el análisis de una propuesta de formación continuada del programa PNAIC y su relación con el modelo de profesionalización docente consolidado en la Reforma del Estado brasileño. Los objetivos específicos se consiste en el registro de los impactos de la Reforma del Estado brasileño, en el marco de las reformas educativas, en la configuración social-social de la profesionalización docente; identificar como perspectivas de formación continuada consolidadas no interior de las reformas educativas y su incorporación a la propuesta de formación continuada del PNAIC; análisis de la perspectiva de la professionalización docente del PNAIC e como repercusiones de la formación continuada en la valorización y no desarrollo profesional de profesores de las escuelas públicas de la Región Metropolitana de Belém. Una investigación fundamentou-se na abordagem qualitativa. Después de la revisión de la literatura procedente de análisis documental y de estudio campo. Como un procedimiento para la coleta de datos en el campo, utiliza cuestionarios y entrevista semiestruturada. Para la evaluación y la compilación de datos capturados utilizamos los recursos de análisis de contenido. Los sujetos de la búsqueda de profesores que trabajan no ciclo de alfabetización y participan de la formación continuada del PNAIC. Los resultados evidencian que no contexto de la Reforma del Estado a la profesionalización docente era alçada en la política de Estado, demarcada por una cultura de rendimiento y resultados. Nesse panorama la formación continuada está pensado y desarrollado, exclusivamente, por medio del programa de formación y actualización con los objetivos bien delimitados, que priorizan el área de conocimiento y el cargam consigo similitudes a los aportes teóricos y metodológicos. Una institución del PNAIC aprofunda esta lógica de formación continuada al constituir-se como programa de formación en masa, dada a su ampliación, y intensificar las estrategias formativas orientadas a una política de evaluación en larga escala del MEC. Entretanto, las estrategias formativas son eclipsadas por la intención del programa para incorporar los debates, los conceptos y las concepciones de educación y formación de caris democrática y emancipadora, mas concreta-los condicionantes y los determinantes del capital mundial. A profesionalización docente en el ambito de la formación continuada del PNAIC retem caracteristicas para la valorización de lós profesores, pero que han sido efectivados, tales caracteristicas tende a reforzar precarización de los profesores.
Keywords: Professores - Formação
Educação permanente
Reforma do ensino
Educação e Estado - Pará
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ProfissionalizacaoDocenteAmbito.pdf1,5 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons