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Type: Tese
Issue Date: 14-May-1999
Authors: SILVA, Francisco Hermes Santos da
First Advisor: MORO, Maria Lúcia Faria
Title: O papel do conflito sociocognitivo na elaboração de noções de conservação por interações de pares constantes e múltiplos
Sponsor: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: SILVA, Francisco Hermes Santos da. O papel do conflito sociocognitivo na elaboração de noções de conservação por interações de pares constantes e múltiplos. 1999. 260 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 1999. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9506>. Acesso em:.
Resumo: O objetivo do trabalho foi o de comparar o efeito de duas técnicas de interação social por conflito sociocognitivo provocado na construção de noções de conservação, interessantes à elaboração de conceitos métricos. A hipótese diz que sujeitos submetidos a interações múltiplas-1M (pares diferentes a cada intervenção) apresentam níveis de elaboração das noções superiores aos dos sujeitos submetidos a interações constantes-IC (mesmo par nas intervenções). O experimento tem quatro momentos diferentes (pré-teste, intervenções, pós-teste imediato e pós-teste retardado). Participaram 109 crianças com 5;5 a 7;3 anos na conservação de quantidade contínua e 60, com 6;0 a 7;0 anos, na conservação de comprimentos iguais (alunos de pré-escolas públicas de Campinas (SP». Os dados analisados não confirmam a hipótese testada: tanto os sujeitos que participaram da 1M como os que participaram da IC são capazes de apresentar mudanças cognitivas quando submetidos ao conflito sociocognitivo, permitindo a interpretação de que este foi o responsável pelas mudanças observadas na construção das noções. Há diferenças de resultados em favor de um ou outro tipo de interação, conforme as noções, mas que são interpretadas como resultantes da metodologia aplicada em cada noção. Sugere-se a aplicação didática das técnicas segundo a necessidade de o professor atender a determinadas características individuais dos alunos.
Abstract: The objective of this study was the comparison of the effect of two social interaction techniques for sociocognitive conflict provoked in the construction of the notions of conservation of interest in the elaboration of metric concepts. It was hypothesized that subjects submitted to multiple interactions - MI (different pairs in each intervention) would present superior levels of elaboration of notions then the subjects submitted to constant interactions - CI ( the same pairs in the interventions). The experiment had four different moments (pre-test, interventions, immediate post-test, and delayed post-test). One hundred and nine (109) children between 5;5 and 7;3 years old participated in the conservation of continued quantity and sixty (60) children between 6;0 and 7;0 years old, in the conservation of equal lengths (public pre-school students from Campinas - SP.). The data analysed did not confirm the tested hypothesis. Subjects of the MI condition as well as subjects of the CI condition were equally capable of presenting cognitive changes when submitted to sociocognitive conflict, permitting the interpretation that this was responsible for the changes observed in the construction of the notions. There are differences in the results in favor of one or other type of interaction, conforming to the notions, but these are interpreted as results of the methodology applied in each notion. It is suggested that the didatic application of the technique follow the necessity of the teacher to attend to determined individual characteristics of the students.
Keywords: Cognição
Construtivismo (Educação)
Conflito (Psicologia)
Modelos matemáticos
Educação em matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Campinas
Institution Acronym: UNICAMP
Department: Faculdade de Educação – FE/UNICAMP
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UNICAMP
metadata.dc.source.uri: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251246
Appears in Collections:Teses em Educação (Doutorado) - PPGE/UNICAMP

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