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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Ago-2015
Autor(es): COSTA, Elson Ferreira
CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves
DELL'AGLIO, Débora Dalbosco
Título: Perfil do desenvolvimento da linguagem de crianças no município de Belém, segundo o Teste de Triagem de Denver II
Título(s) alternativo(s): Language development profile of children in Belém, according to Denver Developmental Screening Test
Citar como: COSTA, Elson Ferreira; CAVALCANTE, Lilia Iêda Chaves; DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Perfil do desenvolvimento da linguagem de crianças no município de Belém, segundo o Teste de Triagem de Denver II. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1090-1102, ago. 2015 . Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9799>. Acesso em:.
Resumo: Objetivo: avaliar o desenvolvimento da linguagem, segundo o Teste de Triagem de Denver II, de crianças que frequentavam a educação infantil em Belém e verificar fatores associados do desfecho com as características familiares, ambientais e pessoais. Métodos: trata-se de uma pesquisa transversal e de caráter descritivo exploratório. Foi aplicado um questionário aos genitores para coletar os dados pessoais, contextuais e familiares e um instrumento para medição do nível de pobreza familiar. Resultados: das 319 crianças avaliadas, 59,2% apresentaram resultado suspeito de atraso na linguagem. As variáveis que mostraram associação estatisticamente significante com o nível de desenvolvimento da linguagem foram escolaridade paterna (p=0,003), idade materna (p=0,03) e o nível de pobreza urbana (p=0,003). Conclusão: destaca-se a importância de implementar programas de estimulação e monitoramento sistemático, além de alertar para a interferência negativa dos fatores de risco nesse processo.
Abstract: Purpose: to evaluate the development of language, according to the Denver Developmental Screening Test, of children enrolled in elementary schools in Belém. Methods: the association between language development and family background, environmental and personal characteristics was tested. This study is cross-sectional and exploratory descriptive. A questionnaire was applied to parents to collect personal, contextual and family data. The socioeconomic level was measured using an instrument specially designed for poor families. Results: from the 319 children assessed, 59.2% presented result of potential delay in language. The variables that showed a statistically significant association with language development were paternal education (p=0.003), maternal age (p=0.03) and family poverty level (p=0.003). Conclusion: this study highlights the importance of implementing stimulation and systematic monitoring programs, and it alerts to the negative interference of the risk factors in this process.
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil
Linguagem
Fatores de risco
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Título do Periódico: Revista CEFAC
ISSN: 1516-1846
1982-0216
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401090&lng=pt&nrm=iso
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517418514
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