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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2015
Autor(es): OLIVEIRA, Alessandra Nunes de
CASTRO, Jetur Lima de
Afiliação do(s) Autor(es): OLIVEIRA, A. N. de. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará
CASTRO, J. L de. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará
Título: Enfoques da revolução francesa, nazismo e ditadura militar no Brasil: repressão e censura à informação
Citar como: OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; CASTRO, Jetur Lima de. Enfoques da revolução francesa, nazismo e ditadura militar no Brasil: repressão e censura à informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 2, n. 1, p. 117-134, jun. 2015. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9934>. Acesso em:.
Resumo: Trata da censura à informação a partir de três acontecimentos históricos mundiais como a Revolução Francesa da qual remete as ‘atitudes dos iluministas’, ‘Bücherverbrennung’ no Nazismo e a ‘opressão na literatura’ na Ditadura Militar no Brasil. O objetivo do trabalho é enfocar as variadas formas de censura aplicadas aos documentos que foram censurados nesses períodos. O percurso metodológico adotado foi realizado através de uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico fundamentada em ideias de autores como Chaffe, (2009), Cornelsen (2009), Fioratti (2012) e Darnton (1992), em que abordam os registros históricos, evidenciando a influência da censura no que tange a fatos históricos. O texto é finalizado integrando os períodos históricos à informação, evidenciando a importância da informação nos referidos períodos históricos, uma vez que abrem um novo o caminho para a democracia. Desse modo, enfoca o direito intelectual de acesso ao conhecimento, através da liberdade de busca e uso de informações para a constituição da história, bem como enfoca a contribuição da Ciência da Informação como campo interdisciplinar de conhecimento para a compreensão de acontecimentos históricos.
Abstract: Deals with the censorship of the information from three world historical events like the French Revolution which brings the 'attitudes of Illuminists', 'Bücherverbrennung' on Nazism and the 'oppression in literature' in the military dictatorship in Brazil. The objective is to focus on the various forms of censorship applied to documents that were censored in these periods. The methodological approach adopted was accomplished through an exploratory research, bibliographic character based on ideas of authors like Chaffe (2009), Cornelsen (2009), Fioratti (2012) and Darnton (1992), in that approach the historical records, indicating the influence of censorship when it comes to historical facts. The text is finalized integrating historical periods to information, highlighting the importance of information in such historical periods as it opens a new path to democracy. Thus focuses on the intellectual right of access to knowledge through the freedom to search and use information to make up the story and focuses on the contribution of Information Science as an interdisciplinary field of knowledge to the understanding of historical events.
Palavras-chave: Censura da informação
Censura - História
Revolução Francesa, 1789-1799
Ditadura militar - Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Título do Periódico: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
ISSN: 2358-3193
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/26
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