Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/9977
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 23-Jun-2015
metadata.dc.creator: SIQUEIRA, Danihellen Prince Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de
Title: Práticas psicopedagógicas na educação musical de alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Other Titles: Psychopedagogical practices in the musical education of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD)
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: SIQUEIRA, Danihellen Prince Dias. Práticas psicopedagógicas na educação musical de alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9977>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata sobre a prática psicopedagógica na educação musical em alunos com Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) existente no Programa Cordas da Amazônia (PCA) da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). Fundamentou-se a partir de duas áreas do conhecimento das ciências sociais: a Psicopedagogia e a Educação Musical dialogando teóricos abordados no PCA como Vygotsky, Suzuky e Piaget. Possui abordagem qualitativa descritiva e quantitativa usando como método o estudo de caso e tem por objetivo investigar as práticas existentes da psicopedagogia nas oficinas de violoncelo por meio do estudo de caso aplicado em alunos com TDAH inseridos no Projeto Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem. Na investigação pretende-se descrever as práticas psicopedagógicas; apresentar os motivos pelos quais o Programa Cordas da Amazônia desenvolveu essas práticas; analisar se estão adequadas à finalidade das oficinas de violoncelo e por fim demonstrar através de resultados empíricos o progresso de aprendizagem musical desses alunos. Nessa pesquisa foi utilizado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para os devidos usos legais das informações e registros extraídos durante a coleta de dados A coleta de dados foi realizada no laboratório da EMUFPA e teve a participação de 24 alunos na faixa etária de 8 a 14 anos divididos em duas turmas, cada uma com 8 alunos com desenvolvimento neurotípico e 4 com TDAH, dentre os quais foram selecionados 2 pares por turmas. Nesse estudo adotou-se a entrevista semi-estruturada e análise documental; os interlocutores da pesquisa foram: o coordenador geral do PCA que também é o coordenador do NAPNE na EMUFPA, dois monitores e quatro estudantes com diagnóstico de TDAH. Os instrumentos de avaliação foram as entrevistas e suas análises e também a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical do PCA. Os resultados demonstram que há existência de práticas psicopedagógicas no PCA, no projeto Transtorno do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem em alunos com TDAH corroborando a pesquisa.
Abstract: This paper deals with the importance of psycho-pedagogical practice in music education of students with Attention Deficit Disorder and Hyperactivity Disorder (ADHD) inserted in the Amazon Ropes Program (PCA) of the School of Music of the Federal University of Pará (EMUFPA). It is based from two areas of knowledge of the social sciences: Psychology and Music Education addressed theoretical dialogue with the PCA as Vygotsky, Piaget and Suzuky. It has descriptive qualitative approach using as a method the case study and aims to investigate existing practices of educational psychology in cello workshops through the case study applied to students with ADHD entered into the Project Disorders and Learning Disabilities. Besides the research also aims to describe what these psycho-pedagogical elements; give the reasons why the Amazon Strings Program developed this practice; analyze whether they are appropriate to the purpose of the cello workshops and finally demonstrate through empirical results the musical learning content of these students. Data collection will be conducted in the laboratory of EMUFPA and will be attended by 24 students in the age range of 8 to 14 years divided into two classes each with 8 students and 4 with typical disorder of which two will be selected peer groups. In this research will be used for and Informed Consent (IC) for appropriate legal uses of the information and records extracted during data collection. For the workshops the PCA involves a multidisciplinary team of professionals from different fields with the predominant psychologists, teachers, graduate teachers in music, as well as undergraduate and graduate students of these respective areas. In this study will be adopted to semi-structured interviews and documentary analysis; the interlocutors of the research are: the director of the PCA who is also the NAPNE coordinator at EMUFPA, four students diagnosed with ADHD along with their caregivers. Assessment tools will be interviews and analyzes as well as Learning Assessment Scale Musical PCA.
Keywords: Música - Instrução e estudo infanto juvenil
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Crianças com distúrbio do déficit de atenção
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ARTES
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Arte
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_PraticasEducacaoMusical .pdf2,78 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons