Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2319
O Mestrado Acadêmico pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED por Orientadores "FERREIRA, Benedito de Jesus Pinheiro"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A educação infantil na rede municipal de ensino de Belém PA: um debate sobre as concepções pedagógicas e prática pedagógica(Universidade Federal do Pará, 2018-08-31) MONTEIRO, Fernanda Yully dos Santos; FERREIRA, Benedito de Jesus Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7709951222407913O trabalho em questão desenvolve uma análise sobre as concepções pedagógicas na educação infantil na Rede municipal de Ensino de Belém. Para desenvolver tal discussão, utilizamos o método materialista histórico dialético, que busca analisar o objeto com rigorosidade, partindo da aparência à essência do fenômeno. O método faz parte de nossa concepção de mundo, portanto, demarca nossa orientação ética-política. A partir da revisão bibliográfica, algumas categorias específicas emergiram, para discutir a formação humana subsidiamos nossas análises em Duarte (2010,2012, 2016), Saviani (2013). Acerca da pedagogia socialista os autores referências foram Marx e Engels (2005, 2008) e Saviani (2012), ao estabelecer os nexos da pesquisa com a educação infantil utilizamos, Kuhlmann (1998,2000), Rosemberg (1984) para discorrer sobre a história da educação infantil e Arce (2012, 2013), Martins (2013), Saviani (2013) para explanar as questões acerca da educação infantil e pedagogia histórico crítica. Nossa pesquisa se propôs a analisar a Rede municipal de Ensino de Belém através de análises documentais e entrevista semiestruturada com os professores da educação infantil. Todo o estudo é balizado pela concepção da pedagogia históricocrítica, teoria que propõe uma perspectiva historicizadora dos conteúdos, ou seja, é definida pelo processo histórico, guiando-se pelo conceito de trabalho e que possui um posicionamento e compromisso com um projeto histórico antagônico, uma concepção de homem e de mundo. Como resultados, apresentamos a educação infantil na Rede Municipal de Ensino de Belém como espaço que perpetua concepções pedagógicas hegemônicas, a análise acerca da formação das professoras da educação infantil ratificou as hipóteses de que a formação inicial não tem dado suporte necessário para compreender as teorias que cercam a educação infantil, e que não existem orientações sólidas para o ensino da primeira etapa da educação básica, e existem problemas infraestruturais, e envolvendo a carreira dos professores que não permitem efetivar práticas pedagógicas concretasDissertação Acesso aberto (Open Access) A formação docente para o uso pedagógico das novas tecnologias de informação e comunicação: o papel do Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM da Semed - Marabá(Universidade Federal do Pará, 2017-06-28) SOUZA, José da Cruz; FERREIRA, Benedito de Jesus Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7709951222407913A presente pesquisa tem como objeto de investigação a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Marabá ofertada pelo Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM para o uso pedagógico das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação - NTIC. Trata –se, portanto, de compreender em que medida essa formação tem contribuído para o processo de socialização e produção de conhecimentos sistematizados, a partir da apropriação das NTIC como meios articulados aos fins da educação que tem como pressuposto fundamental o processo de humanização do indivíduo. Assim, busca-se analisar em que perspectiva tem ocorrido a formação de professores para o uso pedagógico das NTIC, bem como o processo de inserção dessas tecnologias na educação escolar em sua totalidade. Neste sentido os objetivos da pesquisa em questão são analisar: na perspectiva dos professores a importância da formação continuada para o uso pedagógico das NTIC ao processo de socialização e produção de conhecimentos sistematizados; que concepção ou concepções pedagógicas orientam as formações ofertadas pelo NTM e as condições de incorporação das NTIC à prática pedagógica. O referencial teórico que orienta e fundamenta as análises do objeto da pesquisa em questão, é a pedagogia histórico-crítica. A opção por essa pedagogia decorre de que a mesma compreende a educação como processo de humanização do indivíduo pela apropriação dos elementos culturais produzidos historicamente pela humanidade. A formação de professores nesta perspectiva deve contribuir para que esse sujeito possa apropriar-se dos conhecimentos produzidos pela humanidade nas formas mais desenvolvidas, o que inclui à apropriação das NTIC, que devem ser incorporadas à prática pedagógica na relação dialética entre fins e meios, superando, portanto, o determinismo tecnológico presente no discurso hegemônico. Desta forma, partindo dos princípios da pedagogia histórico-crítica, a pesquisa adota o método de investigação materialista histórico dialético, cujo fundamento básico é a apreensão do real em sua essência, a partir de suas contradições e determinações históricas. A coleta de dados foi realizada através de questionários e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa foi realizada em 7 (sete) escolas da rede municipal de ensino e no NTM e foram entrevistados 20 (vinte) professores. A investigação nos permitiu compreender as contradições do discurso hegemônico sobre a importância do uso das NTIC na educação escolar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Fundamentos da organização do trabalho pedagógico dos professores de educação física da rede municipal de Castanhal-PA(Universidade Federal do Pará, 2018-03-06) SANTOS, Patrícia Menezes dos; FERREIRA, Benedito de Jesus Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7709951222407913Esta pesquisa tem como objeto de estudo os fundamentos pedagógicos na Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) dos professores de Educação Física nas séries finais do ensino fundamental na Rede Municipal de Castanhal-PA. Possui como problema de pesquisa: Quais fundamentos estão presentes na OTP dos professores de Educação Física das séries finais do ensino fundamental da Rede Municipal de Castanhal-PA? Seu objetivo geral desta pesquisa é analisar os fundamentos presentes na OTP dos professores de Educação Física das séries finais do ensino fundamental na Rede Municipal de Castanhal-PA. Como objetivos específicos têm-se: a) Caracterizar e analisar a proposta pedagógica que orienta a disciplina Educação Física na Rede Municipal; b) Caracterizar as concepções de Educação Física dos professores da disciplina na Rede Municipal; c) Identificar a concepção de formação humana em Educação Física à luz do marxismo; d) Analisar se a OTP dos professores está articulada a um processo de transformação da sociedade. A maioria possui pós-graduação em áreas fora do âmbito educacional e trabalha em outras localidades, acumulando uma carga horária total de trabalho superior a 200 horas. No município, atuam sob condições de trabalho precarizadas, no contraturno, com mais de 400 alunos e com recursos razoáveis. A maior parte dos docentes opta pela divisão das turmas por sexo e trabalha predominantemente o conteúdo esporte em suas aulas, embora considerem os demais conteúdos relevantes. Verifica-se que a proposta pedagógica da disciplina na Rede Municipal privilegia o calendário e as modalidades do JIJEM. Oito dos nove professores diz utilizar a proposta de 2016 em seu planejamento, além de outros documentos como os PNC e a BNCC. No que diz respeito às abordagens pedagógicas, verifica-se que há um ecletismo de abordagens e dicotomias entre o referencial documental utilizado no planejamento e a abordagem pedagógica indicada por todos os docentes. Aponta como possíveis caminhos para a superação mudanças na concepção da disciplina Educação Física e de sua função social.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Organização do trabalho pedagógico da disciplina Educação Física na Escola de Aplicação da UFPA-EAUFPA(Universidade Federal do Pará, 2018-03-09) MIRANDA, Andre Luis Ferreira; FERREIRA, Benedito de Jesus Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7709951222407913Este trabalho tem por objetivo central analisar a função social da disciplina Educação Física enquanto processo de formação humana na Escola de Aplicação da UFPA – EAUFPA. Nesse sentido, apresenta-se como problema de pesquisa: qual função social a disciplina Educação Física vem assumindo no processo de formação humana promovida pela Escola de Aplicação da UFPA – EAUFPA? Para tanto, esta pesquisa se referencia por uma aproximação ao método teórico materialista histórico-dialético pertencente à tradição marxista, por compreendermos que a análise e produção do conhecimento se dá pela dialética interpretação das inúmeras determinações que se apresentam ao objeto na realidade concreta. Como procedimentos metodológicos, realizou-se a análise dos documentos oficiais que orientam a prática pedagógica do professor de Educação Física na Escola de Aplicação. Para a coleta dos dados empíricos, foi utilizado a aplicação de questionário e entrevista de caráter semiestruturado com 8 (oito) docentes, valendo-se da análise qualitativa de caráter crítico-dialético. Como primeiros resultados, observamos uma ausência no diálogo pedagógico entre o perfil curricular e planos individuais de trabalho. Acerca do conteúdo dos questionários e das entrevistas, percebem-se ricas e propositivas experiências formativas sendo desenvolvidas no trabalho pedagógico pelos professores. No entanto, enquanto coletivo, destacou-se a carência de uma unidade teórico-metodológica, coletiva e sistematizada, no processo escolarização da disciplina Educação Física. Conclui-se, que a função da disciplina Educação Física na Escola de Aplicação se posiciona na possibilidade de uma formação crítica e propositiva, contribuindo, assim, para a formação superadora dos indivíduos.
